Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

30/12/2020 às 23h28m - Atualizado em 31/12/2020 às 06h59m

Governo de Pernambuco faz apelo a jovens para não participarem de festas

Pessoas que participarem de festas de Réveillon poderão ser punidas posteriormente a partir da análise de publicações em redes sociais

coronavirus_festa_aglomeracao

O Governo de Pernambuco, em coletiva realizada nesta quarta-feira (30), fez um apelo para que os jovens não participem de festas de fim de ano. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, destacou que as pessoas poderão ser responsabilizadas posteriormente, a partir da análise de publicações feitas nas redes sociais.

"Os jovens acham que são eternos, que são imortais, como se fossem 'He-mans'. Não são. Muitos deles poderão contrair a Síndrome Respiratória Aguda Grave e outros vão fazer papel de carrascos de suas próprias famílias", disse Pedro Eurico.

O secretário ressaltou que haverá fiscalização em todo o estado durante o fim de ano. Os municípios foram acionados para colaborar por meio das Guardas Civis e da Vigilância Sanitária. "Aqueles que forem alcançados no momento da festa serão autuados em flagrante por crimes contra a saúde pública. Não somente o responsável pela festa, mas também o proprietário da casa de eventos, hotel, todos serão responsabilizados.” Pedro Eurico afirmou que as responsabilizações poderão ocorrer após a data. “Vamos levantar fotos, o que está na internet, o que vai sair no Instagram, nas redes sociais e nós vamos atuar posteriormente." Além da esfera criminal, há multas que vão de R$ 1 mil a R$ 100 mil.

Segundo o secretário, as fiscalizações não vão ficar restritas às praias e ao litoral. Ele mencionou Aldeia, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, onde, segundo ele, pessoas estariam tentando fazer festas em granjas. "As pessoas estão esgotadas, cansadas, mas a gente ainda vai ter um período até a vacina para pensar no futuro. E a gente não pode comprometer o futuro agora por causa de uma simples noite de Réveillon."

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, também pediu que a população não participe de aglomerações e que ajude com denúncias. "Você pode, indo a uma festa dessa, se transformar em um agente de contaminação para uma pessoa que poderá evoluir muito negativamente, precisar do leito de UTI e morrer", comentou. Os telefones para denúncias são o 0800 282 1512, do Procon-PE, 0 3181-7000, do Núcleo de Contole da Covid-19 e que conta com WhatsApp, e o 190, da Polícia Militar.

No início do mês, o Governo de Pernambuco anunciou a proibição de festas de Natal e Ano Novo. Shows também foram proibidos, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias