Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

17/01/2024 às 04h23m - Atualizado em 17/01/2024 às 04h51m

Dois estudantes de Pernambuco tiram 1000 na redação do Enem; Brasil tem 60 notas máximas

O tema da redação do Enem 2023 foi

enem-redacao 

Após meses de espera, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, começaram a ser divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (16). 
 
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)60 candidatos tiraram nota mil na redação do exame, avaliada de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. Em 2022, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima. 
 
Em Pernambucodois estudantes tiraram nota mil na redação, ambos da rede privada de ensino. No país, apenas quatro candidatos que alcançaram a nota máxima vieram da rede pública de ensino, ainda que 40% dos 3,9 milhões de participantes da prova fossem da rede pública. 
 
O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.  
 
Número de redações nota mil em 2023 supera o de 2022
 
O número de estudantes que alcançaram a nota máxima na redação saltou de 18, em 2022, para 60, em 2023, de acordo com o Inep. Destes 60 alunos, apenas quatro candidatos são da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.
 
Os resultados do maior vestibular do Brasil foram divulgados na manhã desta terça-feira (16) e os vestibulandos podem conferir a nota por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.
 
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros, candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias. 
 
 
Alunos do 3º ano vão receber incentivo financeiro para fazer Enem 
 
Alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do Enem. a informação foi divulgada nesta terça-feira pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
 
 A iniciativa prevê uma espécie de bolsa-poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio. “Posso adiantar aqui que haverá também um incentivo para o jovem que fizer o Enem.” 
 
“Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, explicou. 
 
Dados da pasta mostram que cerca de metade dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 participaram da última edição do Enem. Outro agravante, segundo Santana, é que, dentre os que se inscreveram, muitos não chegaram a fazer a prova. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio que se inscreveram para o exame, apenas 1 milhão participaram efetivamente. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias