Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

20/03/2015 às 13h12m - Atualizado em 20/03/2015 às 13h26m

Após ser despejada de imóvel, inquilina deixa para trás quase 100 cachorros

Proprietário resolveu cuidar dos animais enquanto não resolve a situação

Donas dos cachorros disseram que não tinha condições de sair e levar todos os animais da casa

Em torno de 100 cães foram encontrados por um proprietário de um imóvel localizado na avenida Norte, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, após conseguir que uma inquilina deixasse o local por falta de pagamento do aluguel. Segundo um funcionário do dono da casa, a presença dos animais foi constatada ainda antes da saída de duas senhoras residentes. Na ocasião, elas alegaram para o oficial de Justiça que não tinham condições de sair e levar os cachorros. Após uma ordem de despejo emitida pela Justiça, elas saíram e levaram cerca de 15 cadelas, deixando o restante dos animais para trás.

Segundo Sérgio Borba, que trabalha para o proprietário, desde a última segunda-feira (16), os animais estão recebendo todos os cuidados, como alimentação, banho e medicamentos, através de duas pessoas contratadas para esse fim. A partir desta sexta-feira (20), os cuidadores já devem separar os animais por tamanho e sexo.

Na manhã desta quinta-feira (19), o promotor de Justiça André Felipe Menezes, que é coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (CAOP - Meio Ambiente) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi até o local e verificou a situação dos cachorros. Tentando buscar uma solução para o problema, foi realizada uma reunião no MPPE da avenida Visconde de Suassuna. “O encontro teve a presença de um assessor jurídico e um gerente da Seda (Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais do Recife). Além disso, uma nova reunião foi marcada para as 14h30 do dia 25, com a secretaria de Saúde, a Seda e a Vigilância Sanitária do Recife”, explicou Sérgio.

No Facebook, um grupo de voluntários divulgou o caso na página Mascote de Rua, e pediu a ajuda da população. De acordo com a postagem, um veterinário os acompanhou até o local e verifiou que os animais estão desnutridos, necessitando urgentemente de cuidados médicos. Os interessados em ajudar, devem entrar em contato por meio dos telefones 8838.4104 e 8833.8730, ou deixar doações no Lava Jato Excelente Jato, na Av. Norte, após o supermercado Extrabom.

Por meio de nota, a Seda garantiu que vai enviar uma equipe até a residência com o objetivo de avaliar a situação dos animais e orientar o proprietário do imóvel a cadastrá-los para o próximo evento de adoção, que será realizado no dia 29 de março, no Shopping RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.

Em relação às antigas moradoras, a informação é de que seriam duas senhoras com idade entre 55 e 60 anos, de identificação não revelada. Elas estavam na casa desde 2007, com o contrato vencido desde 2012. A situação no local seria precária, com as mulheres chegando a dormir em cima folhas de papelão junto aos cachorros. De acordo com Sérgio Borba, depois que saíram do imóvel, as mulhares se mudaram para outra residência cedida por um amigo, onde teriam permissão para ficar por quatro meses. Segundo o Ministério Público, elas devem ser procuradas pela Promotoria de Defesa do Idoso.


Com informações da Folha PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias