Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/04/2023 às 04h04m - Atualizado em 05/04/2023 às 05h02m

Em Timbaúba, mercado de trabalho não reage, demissões crescem e número de trabalhadores que perderam emprego é maior do que contratados no 1º bimestre de 2023, aponta Caged

O município registrou perda de postos de trabalho em quatro dos cinco setores avaliados.

timbauba_1

O crescimento do desemprego vem preocupando os timbaubenses nesses primeiros meses do ano de 2023. O mercado de trabalho em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, não apresentou reação e o número de trabalhadores que perderam emprego de carteira assinada é maior do que foram admitidos de 1º de janeiro a 28 de fevereiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Os números do mês de março não estão inclusos, pois só serão divulgados pelo Caged no final de abril.

Ainda de acordo com o Caged, no primeiro bimestre deste ano, o município registrou 326 admissões e 345 desligamentos, que resultaram em um saldo negativo de 19 empregos.

E a situação ainda pode ficar mais grave quando acontecer o encerramento da safra da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana-de-açúcar - Coaf, que reativou e administra a antiga Usina Cruangi. A indústria emprega atualmente milhares de trabalhadores da região, com a maioria sendo de Timbaúba.

O município registrou perda de postos de trabalho em quatro dos cinco setores avaliados. Destaque negativo para Agropecuária, e logo em seguida, Industria, Construção e Serviços.

O que é Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

O CAGED constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias