Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/06/2019 às 09h56m - Atualizado em 05/06/2019 às 11h04m

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

De acordo com o site Aqui tem Mata, Timbaúba tem o segundo maior bloco de floresta atlântica ao norte do Rio São Francisco. São 3.397 hectares, área equivalente a 4 mil campos de futebol.

xixa-serra_mascarenhas

Dia do meio ambiente

no dia 15 de dezembro de 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas), declarou que 5 de junho seria o dia do meio ambiente foi, isso foi marcante porque vários países se reuniram e decidiram lutar a favor da preservação do meio ambiente e do ecossistema de todo o planeta.

Refúgio de Vida Silvestre Matas de Água Azul

xixa

De acordo com o site Aqui tem Mata, Timbaúba tem o segundo maior bloco de floresta atlântica ao norte do Rio São Francisco. São 3.397 hectares, área equivalente a 4 mil campos de futebol. Isso representa 11,65 % da área total do município.

Em março DE 2014, o Governo de Pernambuco transformou por força de decreto, essa imensa área verde em Refúgio de Vida Silvestre, RVS é uma unidade de conservação que tem por objetivo a proteção de ambientes naturais para garantir as condições de existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora da localidade e da fauna residente ou migratória.

As autoridades timbaubenses responsáveis pelo meio ambiente e nós cidadãos comuns, temos que preservar melhor este valioso patrimônio natural do município. Esta área apresenta atributos paisagísticos que merecem ser protegidos pela sociedade e pelo Estado.

Os vegetais regulam o nível de fluxo que se encontram nos mananciais. As nascentes existentes naquela área são muito importantes como forma de garantir a quantidade e qualidade dos mananciais hídricos da bacia do Rio Goiana, a qual o Rio Capibaribe Mirim faz parte e servem para abastecer não apenas a população local, mas centros urbanos que se encontram ao redor.

Desmatamento

desmatamento-xixa

Temos que evitar desmatamentos e incêndios em nossas reservas florestais, pessoas gananciosas destroem a fauna e a flora para aumentar suas fortunas. Ao invés de destruir a natureza para ampliar o agronegócio o homem deveria investir na produção artesanal que são feitas no local de forma sustentável por moradores da comunidade e no eco turismo.  

Serra do Mascarenhas

mata-floresta-xixa-mascarenhas

Além da riqueza biológica, a Serra do Mascarenhas tem importância para o abastecimento d’água da Mata Norte e do Agreste. Nascem em seu território o Rio Capibaribe-Mirim e Cruanji. As primeiras águas do Capibaribe-Mirim surgem a cerca de 700 metros de altitude no município de São Vicente Ferrer.

O papel da imprensa

O site Timbaúba Agora acompanhou passo a passo desde as primeiras consultas públicas realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), para discutir propostas sobre a criação deste importante Refúgio de Vida Silvestre (RVS), até a assinatura do Decreto nº 40.551, no dia 28 de março de 2014, pelo então governador do Estado, Eduardo Campos. Estivemos presentes também em vários grupos de cientistas e universitários pernambucanos e de outros estados brasileiros que vieram conhecer e pesquisar a economia, cultura e principalmente o rico ecossistema existente na segunda reserva de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco. Todos ficaram entusiasmado com a biodiversidade, porém indignados com a destruição.

Acompanhamos também várias excursões escolares e passeios turísticos no interior da floresta onde pode se ver espécies de plantas que os moradores as utilizam como fonte de renda sustentável e na medicina popular. Sucupira, Munguba, Imbiridiba, Jatobá, Amarelo, Visgueiro, Sapucaia, Urucuba, Praíba e Jaguarana, também são encontradas no local, árvores cujo tronco medem mais de 2 metros de diâmetro e outras com cerca de 30 metros de altura. Além de inúmeras nascentes, também podemos ver pequenas, porém bonitas cachoeiras, uma das mais belas é formada pelas águas frias do Rio Caudaloso (Ver fotos AQUI). Local bastante preservado devido ao seu difícil acesso no interior da floresta e ladeado por montanhas bastante íngremes. Neste local mágico, além da paisagem exuberante, também é possível sentir o prazer de alguns minutos parar no tempo para respirar o ar puro de montanha e contemplar a fauna e flora da nossa Floresta Atlântica.

Mais FOTOS

No vídeo, gravado pela equipe do Timbaúba Agora, conheça um pouco do Refúgio de Vida Silvestre Matas de Água Azul, na Serra do Mascarenhas em Timbaúba.

Preservação do meio ambiente no Brasil

Um trabalho mais específico e preservação do meio ambiente foi iniciado no Brasil apenas em 1974, por causa da criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, que teve como objetivo conscientizar as pessoas contra a destruição da natureza, e deixa-las mais sensibilizadas com esses assuntos.

Os lixos como plástico, metal, papelão e vidro têm criado um verdadeiro caos no meio ambiente. Eles se espalham pelos mares, oceanos e florestas, poluindo todo o ecossistema e causando a morte de vários animais e até a extinção de algumas espécies. A destruição do ozônio está provocando também o efeito estufa, que está aos poucos derretendo as geleiras dos polos, o que pode causar um aumento do nível de água dos oceanos, e fazer com que várias cidades sejam completamente inundadas. Depende de nós, humanos, pararmos com a poluição e proteger o meio ambiente, para salvar os animais e o meio ambiente.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias