Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

21/06/2021 às 22h36m - Atualizado em 21/06/2021 às 22h48m

Duas cidades de Pernambuco terão novas eleições para prefeito em 3 de outubro, decide TRE-PE

Os municípios Capoeiras e Palmeirina, no Agreste de Pernambuco estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes da Câmara de Vereadores.

urnas_eletronica

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) definiu a data das eleições suplementares em Capoeiras e Palmeirina, no Agreste de Pernambuco. Serão em 03 de outubro próximo.

Ambos os municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes da Câmara de Vereadores.

No caso de Capoeiras, a candidatura de Luiz Claudino de Souza, conhecido como Dudu (PL), foi indeferida pelo TRE-PE em 13 de novembro passado. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de abril passado. O município tem 15.779 eleitores.

Já em Palmeirina, a candidatura de Eudson Catão (MDB) foi indeferida pelo Juízo Eleitoral em outubro de 2020. Tanto o TRE quanto o TSE confirmaram a decisão. São 6.596 eleitores do município.

As eleições suplementares estão previstas no parágrafo 3º, artigo 224, do Código Eleitoral. De acordo com a legislação, devem ser marcados novos pleitos sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.

Durante a sessão plenária dessa sexta-feira, o presidente do TRE-PE, desembargador Carlos Moraes, disse que haverá protocolo de segurança sanitária contra a covid-19 nas novas eleições. Antes de definir a data, o Tribunal consultou a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e as secretarias dos dois municípios.

“A prioridade do TRE-PE é zelar pela vida de eleitores, mesários, servidores e de todos os envolvidos nas eleições”, afirma a Corte Eleitoral de Pernambuco, por meio de nota.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias