Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/07/2018 às 15h16m - Atualizado em 15/07/2018 às 11h59m

Primeira dama prestigia estandes de Timbaúba na Fenearte 2018

Edjane Felinto visitou os dois estandes do município e acompanhou de perto o trabalho dos artesãos. Os profissionais elogiaram as vendas desse ano e o apoio da Prefeitura de Timbaúba

visita_1_dama_5

Os estandes do município de Timbaúba estão se destacando na 19ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A equipe do Timbaúba Agora marcou presença na feira e comprovou de perto o sucesso do estande da Associação das Mulheres da Vila Cruangi e do estande de Timbaúba que é representado por artesãos de vários bairros do município.

Conversando com Dona Ilda, de 67 anos, a presidente da Associação das Mulheres da Vila Cruangi, deu para perceber no semblante dela a satisfação e orgulho de estar fazendo parte da maior feira de artesanato da América Latina. Muito feliz com o reconhecimento e comercialização dos produtos que ajudou a confeccionar, ela contou ao Timbaúba Agora que ''As artesãs passam por capacitação e a associação conta atualmente com oito pessoas. Nessa época aumenta para 13".

visita_1_dama_4

Nesse estande da Associação das Mulheres da Vila Cruangi, o visitante encontra artesanato de bolsas, flores decorativas, agendas, cadernetas, porta controle remotos para aparelhos eletrônicos, jogos americanos, porta lenços e porta talheres. Todos são feitos com a matéria-prima da fibra da bananeira.

"Contamos com o apoio da Prefeitura de Timbaúba, Assistência Social do município e Programa Bolsa Família. Não temos o que reclamar, a prefeitura sempre nos dar atenção. Eles apoiam com materiais e transporte. Ainda não temos sede, todo o trabalho é feito na Casa Paroquial'', ainda falou dona Ilda.

O estande da Associação das Mulheres da Vila Cruangi na feira contou com a participação de dona Luzinete e da professora do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Professora Lurtileide Espindola.

                                                 

visita_1_dama_2

Simone Araújo, de Jaboatão dos Guararapes, visita todo ano a Fenearte e sempre procura o estande da Associação das Mulheres da Vila Cruangi para comprar

O Timbaúba Agora também visitou o estande Timbaúba e percebeu a alegria estampada no rosto das artesãs. Elas estão felizes com a presença de timbaubenses e pessoas de todo o Brasil comprando produtos do estande.

Uma artesã contou a reportagem do Timbaúba Agora que um grupo se juntou para fabricar e comercializar os produtos. É um grupo que conta com antigos e novos artesãos. Profissionais que participam desde a primeira Fenearte e outros que estão em sua primeira.

"Para participar este ano contamos com total apoio da Prefeitura de Timbaúba através da Secretaria de Turismo, Eventos e Lazer. A prefeitura está nos ajudando bastante com a montagem dos estandes, exposição, materiais, locomoção e até hospedagem", contou uma artesã ao Timbaúba Agora.

visita_1_dama_1

Os visitantes podem encontrar neste estande uma variedade de artesanatos, com diversificadas matérias-primas, como sapatos em couro, tapetes, redes, licores, porta jóias em MDF, toalhas bordadas e pintadas, quadros de parede, bijuterias e chaveiros em crochê, livros de cordel, garrafas decorativas pintadas, camisetas pintadas, capas de almofadas, mantas, cobertores, passadeiras em crochê, entre outros.

Durante a visita do Timbaúba Agora todos não estavam presentes no estande, mas o grupo de artesãos é formado por: Vera, Lizandra, Josilene, Zezé, Iraide, Edmílson, Isabel, Rosângela, Jozy, Marli, Maria de Jesus, Lúcia, Sueli, Leni, Edilene, Mauriceia, Nem do Boi, Gleydson do Cordel, Dona Lia e Lany.

Prestigio da primeira dama e secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer

visita_1_dama_3

A primeira dama de Timbaúba, Edjane Felinto, prestigiou os dois estandes de Timbaúba e aproveitou para aumentar as vendas das artesãs comprando diversos itens.

"Esse ano, eles cresceram muito. A felicidade é imensa porque nosso intuito é esse, melhorar cada vez com cursos e aperfeiçoamento para que eles possam crescer e aí chegar longe. Isso é o resultado de um trabalho. Eles têm muito potencial e precisavam apenas de um incentivo. Satisfação de ver que está dando resultado", disse Edjane Felinto.

O secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Reny Melo também marcou presença mais uma vez na Fenearte.

O evento acontecerá até o próximo domingo, dia 15 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Texto e fotos: Renato Melo

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias