Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/08/2022 às 08h11m - Atualizado em 05/08/2022 às 10h29m

Termina nesta sexta-feira o prazo para as convenções partidárias e homologação de candidaturas às eleições 2022

Prazo é previsto pelo calendário eleitoral, que determina ainda que o registro das candidaturas seja feito até o próximo dia 15 de agosto

urna_eletronica

O prazo final para os partidos realizarem as convenções e oficializarem os candidatos acaba nesta sexta-feira. E, até o momento, o Brasil tem 12 candidatos à Presidência da República, mas esse número ainda pode mudar.

A senadora Soraya Thronicke, por exemplo, foi anunciada como pré-candidata do União Brasil nesta semana, depois da desistência de Luciano Bivar. A convenção partidária que deve formalizar a candidatura acontece nesta sexta, em São Paulo.

Quatro chapas já fizeram o pedido de registro ao Tribunal Superior Eleitoral: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud, do Partido Novo; Léo Péricles e Samara Martins, do Unidade Popular; Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra, do PROS; e Sofia Manzano e Antonio Alves, do PCB.

As outras chapas completas anunciadas em convenções são Lula e Geraldo Alckmin, que reúne PT e PSB; o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que desta vez tem o general Braga Neto como vice; Vera Lúcia do PSTU, que tem Kunã Yporã de vice; e Simone Tebet, do MDB, que terá a tucana Mara Gabrilli como vice.

Ciro Gomes, do PDT, o primeiro a ter a candidatura oficializada, ainda não definiu o nome do candidato a vice-presidente. André Janones, do Avante; José Maria Eymael, do Democracia Cristã; e Roberto Jefferson, do PTB, também estão nessa situação.

Encerrado o prazo das convenções, os partidos têm até 15 de agosto para o registro no Tribunal Superior Eleitoral. No dia seguinte, 16, começam pra valer a campanha eleitoral.

Registro de candidaturas

Com o fim do lançamento dos nomes que participarão das Eleições Gerais, o prazo máximo para os partidos políticos, federações e coligações solicitarem os registros de candidaturas à Justiça Eleitoral é o próximo dia 15 de agosto. Por meio do sistema CANDex, a JE processará, analisará e julgará os pedidos até o dia 12 de setembro - 20 dias antes das disputas eleitorais. 

No CANDex são inseridos dados biográficos dos candidatos, bem como informações sobre o partido e a coligação que integram. Os registros de candidaturas ao cargo de presidente são solicitados ao TSE, enquanto os demais cargos do pleito - governadores, senadores, deputados federais e estaduais - devem ser feitos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com base na  Resolução TSE nº 23.609/2019.

DivulgaCandContas

Os registros de candidaturas encaminhadas à Justiça Eleitoral podem ser acompanhados pelo sistema DivulgaCandContas, do TSE. Por meio da plataforma, é possível obter informações detalhadas sobre a situação das candidatas e candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados e bens declarados por eles à Justiça Eleitoral. Qualquer cidadão ou cidadã pode acessar o DivulgaCandContas, pelo site divulgacandcontas.tse.jus.br.

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias