Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

11/09/2019 às 13h31m

Funcionários dos Correios decretam greve e serviço é afetado em Pernambuco

Paralisação teve início às 22h da terça (10) e, nesta quarta (11), centro de distribuição inciou dia com portão fechado. Trabalhadores protestam contra privatização da empresa.

CORRcorreios_3

Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE) aderiram à greve nacional dos Correios na noite da terça-feira (10). A paralisação, segundo o Sindicato, é por tempo indeterminado e afeta os centros de distribuição, como o de San Martin, na Zona Oeste do Recife, nesta quarta (11). 

No local, alguns dos funcionários carregam faixas e cartazes com as frases "não à privatização dos Correios" e "Correios privatizado, povo prejudicado". A privatização da estatal foi incluída, em agosto, no programa de privatizações do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O portão de acesso ao centro de distribuição em San Martin, onde é possível buscar encomendas, estava fechado e, segundo os trabalhadores, o serviço não funciona nesta quarta.

Um balanço da adesão dos trabalhadores deve ser divulgado pela empresa até o final desta quarta (11).

Ainda segundo os Correios, a empresa participou de dez encontros na mesa de negociação com os trabalhadores. Nas reuniões, "foi apresentada a situação econômica da estatal e propostas para o Acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".

Os Correios também afirmaram que "as federações expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa".

De acordo com uma publicação nas redes sociais do Sintect-PE, os funcionários afirmam que, entre as propostas apresentadas pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), está a redução salarial entre 20% e 40%, redução de gratificação de férias de 70% para 33% e reajuste salarial de 0,80% sobre o salário-base.

Uma reunião dos funcionários está marcada para as 14h desta quarta (11), na sede do Sintect-PE, em Santo Amaro, no Centro do Recife. Às 16h, a categoria agendou uma assembleia ao lado do edifício-sede dos Correios, também no Centro da cidade.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias