Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

14/09/2017 às 07h07m - Atualizado em 14/09/2017 às 07h36m

Tripulantes nadam por cinco horas após naufrágio de barco entre Recife e Noronha

Seis pessoas estavam a bordo da embarcação de carga que saiu de Recife, na terça-feira (12), e chegaria, na quinta (14), ao arquipélago de Fernando de Noronha. Todas sobreviveram ao acidente.

barco_noronha

Uma embarcação que partiu do Porto do Recife em direção ao arquipélago de Fernando de Noronha naufragou em alto mar na noite de terça-feira (12). Ao todo, havia seis pessoas no barco de carga Ekos Noronha, que fazia o trajeto pela primeira vez. Para sobreviver, os tripulantes tiveram que nadar por cerca de cinco horas até chegar à praia de Casa Caiada, em Olinda, a cerca de 13 quilômetros de onde a embarcação estava quando afundou.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, nesta quarta-feira (13), um dos tripulantes da embarcação, João Leite, afirmou que o acidente durou menos de cinco minutos. “O vento estava muito forte e o navio não aguentou. Conseguimos contato com a Capitania dos Portos e, em menos de um minuto, a água invadiu a sala de máquinas e a energia foi embora", disse.

O percurso entre Noronha e o Recife é de 300 milhas náuticas, o que corresponde a 545 quilômetros. Se tudo tivesse corrido como planejado, o barco levaria dois dias para chegar ao arquipélago. Segundo João, a união entre as vítimas e o trabalho sincronizado foram responsáveis pela sobrevivência de todos que estavam a bordo.

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco afirmou que as vítimas sofreram somente escoriações e foram conduzidas para o Hospital Naval. A corporação foi acionada por volta da 1h40 desta quarta-feira.

“Procuramos juntar todo mundo e decidir abandonar o barco. Tínhamos colete salva-vidas e boia circular com sinalizador. Isso nos deu mais condições de chegar à costa", afirmou. Os moradores de prédios próximos ao local onde os tripulantes chegaram comunicaram os bombeiros e prestaram socorro às vítimas.

O barco transportava material de construção para a reforma de uma pousada e mantimentos para abastecer a ilha. O dono do navio, Eduardo Henrique Oliveira, informou que o Ekos Noronha estava com cerca de 70 toneladas de carga, menos que o limite da embarcação, que é de aproximadamente 100 toneladas. O navio chegaria à ilha na quinta-feira (14).

Do G1 PE

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias