Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/10/2017 às 06h49m

Minas Gerais: Seis crianças e uma professora morrem em incêndio provocado por vigia em creche

As vítimas eram seis crianças de 4 anos de idade e uma professora. Guarda que botou fogo no próprio corpo e em crianças que estavam na creche também morreu.

creche-minas_gerais

Fonte: O GLOBO

O número de mortos no atentado em uma creche municipal de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, subiu para sete: seis crianças de quatro anos de idade e uma professora. Eles estavam na sala de aula onde o vigia da unidade colocou fogo. Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, as duas crianças que morreram à noite estavam sendo transportados de Janaúba para Montes Claros, mas não resistiram. A professora Helley Abreu Batista, de 43 anos, estava com 90% do corpo queimado.

Segundo a Polícia Militar (PM), Damião Soares dos Santos, de 50 anos, jogou gasolina no próprio corpo, nas crianças e em seguida ateou fogo. Ele morreu à tarde, no hospital com quase 100% do corpo queimado. Aproximadamente 45 pessoas ficaram feridas, sendo que sete em estado grave.

A professora Heley Abreu era mãe de um casal adolescente e de um bebê de um ano.

— Trabalhamos há anos juntos e dei aula para os filhos dela. Uma excelente professora e ótima pessoa. Todos tinham um carinho enorme por ela — relata o professor de Educação Física Izael Junior.

Segundo o profissional, Heley carregava marcas de outra tragédia pessoal: há mais de dez anos, lembra ele, a professora perdeu um fillho afogado na piscina de um clube. O menino tinha quatro anos:

— Foi terrível, mas também vieram boas conquistas depois. Já quase com 40 anos e dois filhos crescidos, ela recebeu a notícia de que teria mais um filho. Nem estava esperando. Todos ficaram muito felizes. Quando soube até achei que ela estava brincando. Hoje o menino está com um ano.

O professor, que já trabalhou na creche onde ocorreu a tragédia, descreve o local como um espaço humilde, composto por três pequenas salas dispostas após um longo corredor. Não havia quadra poliesportiva e só tinha um portão de acesso:

— A tragédia podia ter sido maior se esse guarda tivesse fechado a entrada, porque era a mesma usada para sair dali. E as janelas ainda têm grades. É bem simples. Não consigo entender como alguém faz isso. Só pode ser transtorno.

A polícia ainda não tem informações sobre o que motivou o segurança a cometer o crime. Além da licença médica, ele também havia emendado um período de férias. Damião foi à creche pela manhã de ontem e chamou uma das professoras. Segundo funcionários, a suspeita era que ele estava ali para entregar o atestado médico, mas logo invadiu as salas. De acordo com o G1, foram encontrados pelo menos seis galões com álcool na casa do vigilante.

Imagens gravadas minutos após o atentado mostra momentos de desespero e pânico de quem estava no local e presenciou o crime. No vídeo, é possível ver o momento em que policiais militares retiram de dentro da creche algumas crianças e moradores tentam apagar o incêndio. Uma mulher com queimaduras graves também é filmada, além de crianças.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias