Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/10/2016 às 15h43m - Atualizado em 31/10/2017 às 09h00m

Em Timbaúba, pessoas aproveitam o feriado para realizar passeio ecológico na Floresta Atlântica de Xixá e Água Azul

Membros do Centro de Estudos Budistas, técnicos agrícolas, agentes de saúde, professores e universitários de Timbaúba, Recife, Olinda, João Pessoas e de cidades de outros estados.

Nesta quarta-feira (12/10), feriado nacional, data em que se comemora o dia da padroeira do Brasil, o site Timbaúba Agora acompanhou com exclusividade um grupo de timbaubenses e também pessoas vindas de Recife, Olinda, João Pessoas, e de outros estados em uma aventura. Logo no início da manhã, 22 aventureiros calçaram tênis, prepararam lanches e bastante água, todos estavam conscientes que o dia prometia ser longo e cansativo, porém seriam compensados com as paisagens e o contato direto com vários elementos naturais. A caminhada durou aproximadamente seis horas e foi propício para quem admira e gosta da natureza, incluindo pausas para descanso, tomar água, lanches, observar a fauna e flora e registrar em fotos.

O grupo foi guiado pelo senhor Mariano, ex-lenhador nativo da região e profundo conhecedor da floresta. Mariano, além de acompanhar abrindo trilhas e guiando pelos melhores caminhos, também informava as espécies de plantas e de como os moradores as utilizam como fonte de renda sustentável e na medicina popular.

Sucupira, Munguba, Imbiridiba, Jatobá, Amarelo, Visgueiro, Sapucaia, Urucuba, Praíba e Jaguarana, são exemplos de espécies encontradas no local. Não é difícil ver algumas árvores cujo tronco mede mais de 2 metros de largura e cerca de 30 metros de altura.

O passeio ecológico incluiu uma visita a pequena, porém bela cachoeira formada pelas águas frias do Rio Caudaloso. Local bastante visitado por turistas de outras cidades e estados, preservado devido ao seu difícil acesso no interior da floresta e ladeado por montanhas bastante íngremes. Quando chegou no rio, o grupo formado por étnicos agrícolas, agentes comunitários de saúde, membros do Centro de estudos Budistas Bodisatva (CEBB), funcionários públicos, professores e estudantes universitários, sentiu o prazer de por alguns minutos parar no tempo para respirar o ar puro de montanha e Floresta Atlântica.

É um bom e seguro local para tomar um banho relaxante e admirar a paisagem exuberante, pois é uma vista muito bacana. Conta uma lenda, segundo alguns moradores da localidade, que sob as águas escuras do Caudaloso existe um tacho cheio de ouro que só é visto quando o rio está cheio.

E para repor as energias gastas na caminhada de quase seis horas na floresta Atlântica, os mais de 20 integrantes do grupo de amantes da natureza puderam apreciar o almoço servido na casa do senhor Reginaldo. No cardápio, um delicioso feijão verde, galinha de capoeira, macaxeira, uma variedade de sucos naturais e outras delicias. Seu Reginaldo também é nativo da Serra dos Mascarenhas, assim como o senhor Mariano, o guia.

As Matas de Água Azul e Xixá estão localizadas na Serra dos Mascarenhas, região que forma o Refúgio de Vida Silvestre Matas de Água Azul, área de extrema importância biológica, e é a maior parte dos remanescentes florestais ainda existentes na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Área que abriga várias espécies da fauna e da flora. Abriga também muitas nascentes de rios que compõem a bacia hidrográfica do rio Goiana, além da rica e importante diversidade biológica. Esta área apresenta atributos paisagísticos que merecem ser protegidos pela sociedade e pelo Estado.

Fica a dica para quem estiver planejando conhecer a floresta, primeiro é importante ir acompanhado de uma pessoa que conheça a região, levar uma mochila com água, se preferir também lanche, sem esquecer do protetor solar, calçar comprida e um bom par de tênis para encarar o declive do terreno.

Veja mais fotos da caminhada ecológico clicando AQUI

Leia também:

Segundo o site Aqui Tem Mata, Timbaúba tem o segundo maior bloco de floresta atlântica ao norte do rio São Francisco com cerca 3.796 hectares de Mata Atlântica. Essa área equivale a 203 vezes o tamanho do Maracanã. Isso representa 11,98 % da área total do município. A floresta de Xixá faz parte da Unidade de Conservação (UC) Matas de Água Azul.

Texto: Reginaldo A. Silva da equipe do Timbaúba Agora

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias