Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

14/10/2015 às 10h11m - Atualizado em 14/10/2015 às 10h16m

Abertas inscrições para Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica

Promovida pelo IFPE, competição será dia 6 de novembro. Alunos do ensino médio e de cursos técnicos podem participar

Alunos do ensino médio e de cursos técnicos do Estado podem participar da primeira edição da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), promovida pelo Intituto Federal de Pernambuco (IFPE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ifpe.edu.br. A prova será aplicada no dia 6 de novembro.

Inspirada na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a versão pernambucana terá formato semelhante ao da competição nacional. Primeiro, as escolas interessadas têm que cadastrar um professor representante para coordenar as atividades em sua instituição de ensino. Em seguida, os estudantes que quiserem competir deverão fazer contato com o docente.

A prova terá 20 questões objetivas. Haverá 16 quesitos de astronomia e quatro de astronáutica. Os alunos terão quatro horas para realizá-la. O conteúdo da OPA é o mesmo da olimpíada nacional. Os melhores colocados ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, mas todos os participantes vão receber receber certificado de participação.

A competição pernambucana é idealizada pelo professor de física do IFPE Guilherme Pereira, que coordena o Núcleo de Astronomia do câmpus Recife. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo telefone (81) 2125-1775.


Do Jornal do Comércio

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias