Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/10/2018 às 21h29m - Atualizado em 30/10/2018 às 07h25m

Pernambuco: Vacinação contra Febre Aftosa começa no dia 1º de novembro

A segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa visa a vacinação de bois e bubalinos com até dois anos de idade

adagro 

A segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa que começa nesta quinta-feira, 1º de novembro. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do estado de Pernambuco, Adagro, a campanha tem como objetivo imunizar mais de 500 mil animais em todo o estado, com atenção aos bois e bubalinos com até dois anos de idade.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água e alimentos. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes, leite, etc...

A gravidade e preocupação em torno da febre não existe por causa das mortes que ocasiona, mas pelos elevados prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida e o local onde a doença é detectada é interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne.

Sintomas: São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite. 

Contaminação: O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. As pessoas contaminadas (40 casos até agora) apresentaram febre leve, calafrios e bolhas nas mãos e na boca, sem risco de morte. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias