Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

16/11/2016 às 09h49m

Matrículas das escolas estaduais começam nesta quarta (16)

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, mais de 105 mil vagas são oferecidas para alunos novatos

Escolas estaduais comportam em torno de 630 mil estudantes - Alyne Pinheiro/SEE

O período de matrículas escolares da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco tem início nesta quarta-feira (16). De acordo com a Secretaria de Educação (SEE), mais de 105 mil vagas são destinadas a estudantes novatos, tanto para o ensino fundamental quanto para o nível médio. O procedimento ocorrerá a partir das 7h, por meio da internet, até 30 de dezembro.

Segundo a SEE, antes de o sistema ser aberto, 91.043 estudantes reservaram outras vagas. Eles são oriundos das redes municipais de ensino e não precisam participar do processo pela internet, uma vez que já estão matriculados na Rede Estadual de forma automática. “Quando abrimos o sistema, já temos automaticamente renovadas as matrículas dos nossos estudantes nas escolas da Rede Estadual e também já fazemos o trabalho de acomodar todos os estudantes que estão deixando as redes municipais para ingressarem nas escolas do Estado. O mais importante neste processo é garantirmos vagas para todos os estudantes que desejem se matricular na nossa rede e não deixar nenhum jovem com idade escolar fora da escola”, comenta o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, conforme informações da assessoria de imprensa.

A Secretaria de Educação justificou o uso da internet como único meio para as matrículas. De acordo com a pasta, o número de matrículas vinha caindo por telefone. Entretanto, o público ainda contará com o fone 0800-286-0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, apenas para dúvidas.

Sobre o procedimento via internet, os responsáveis ou os próprios estudantes devem informar vários dados. “Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários”, detalhou a SEE.

Quem não tem acesso à internet ainda contará com o auxílio das escolas estaduais. As unidades educacionais estão disponíveis para receber a comunidade escolar para a realização das matrículas. De acordo com a SEE, a Rede Estadual conta com 1.049 escolas.

A previsão de início do ano letivo é para 2 de fevereiro do próximo ano. Ao todo, as escolas estaduais comportam em torno de 630 mil estudantes. A seguir, confira como as vagas estão distribuídas: 19.031 na capital; 21.592 na Região Metropolitana, e 64.399 no interior, totalizando 105.022 vagas disponíveis na internet. Destas, 39.143 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 65.879 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas oferecidas para novatos, 22.974 estão nas escolas em tempo integral da Rede. Na Região Metropolitana, são 9.457 e outras 13.517 no interior do Estado.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias