Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

08/12/2017 às 05h40m - Atualizado em 08/12/2017 às 14h27m

Governo de Pernambuco reforça combate à violência no Estado com entrega de mais 77 novas viaturas à PMPE

Medida faz parte do Plano de Segurança de Pernambuco, anunciado em abril deste ano, que prevê um investimento de R$ 290,8 milhões no setor.

77 veiculos
 
Reforçando o compromisso e empenho do Governo do Estado em coibir a criminalidade em Pernambuco, o governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta quarta-feira (06.12), 77 novos veículos que serão utilizados para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) em todo o Estado. As viaturas irão renovar a frota de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, incrementando a estrutura operacional da corporação no combate à criminalidade. O investimento faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública, que está injetando R$ 290 milhões na reestruturação da frota até 2018. O Executivo estadual destacou que as novas viaturas irão garantir uma maior tranquilidade para a realização do trabalho da Polícia Militar em todo o Estado.
 
"Esta ação faz parte do investimento que foi anunciado no início deste ano. Estamos encerrando um ciclo, são mais de 1.300 viaturas que reforçaram os equipamentos da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Agora estão faltando as motos, o 1º lote já deve chegar, são 700 motocicletas que darão a agilidade necessária no trabalho da polícia. Então, eu espero fecharmos 2017 com a parte de equipamento devidamente concluída. Os 1.500 homens da PMPE já estão nas ruas desde setembro. Outros 1.300 novos PMs já estão na academia, e, em abril, vão às ruas. Estamos encerrando também, agora em janeiro, o curso de delegados e escrivães da Polícia Civil e Científica, que dará um reforço importante principalmente no processo de investigação no âmbito da segurança pública", destacou.
 
Paulo Câmara ainda detalhou que as recentes ações promovidas pelo Governo do Estado no âmbito da segurança possibilitarão uma maior tranquilidade para a população em 2018. "Com a chegada dos novos  policiais,  vamos ter um efetivo nas ruas que há muito tempo não se tinha. São 2.800 no total, apenas de PMs. Somado a Polícia Civil, toda delegacia no Estado de Pernambuco terá um delegado, dois agentes e um escrivão pelo menos. A capacidade de investigação vai ampliar demais a partir de fevereiro, nós temos certeza, diante de todo esse planejamento, que teremos uma queda muito grande em 2018", finalizou.
 
Dos veículos entregues nesta quarta, serão 43 de modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4x4 e 5 viaturas do tipo Spin. As viaturas serão distribuídas para os batalhões da PMPE de Olinda (1º BPM), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º), Recife (11º, 16º e 19º), Paulista (17º), Cabo de Santo Agostinho (18º) e São Lourenço da Mata (25º). Também serão contempladas as forças policiais que atuam em unidades especializadas da PMPE, como Batalhões de Choque, Radiopatrulha e Cavalaria. Já no Agreste, os novos veículos equiparão o 4º BPM, sediado em Caruaru, e o batalhão de Belo Jardim (15º). A Zona da Mata será contemplada com novas viaturas para a região de Palmares (10º), Vitória de Santo Antão (21º) e Goiana (3ª CIPM).
 
77 novos
 
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou o reforço que as patrulhas rurais e urbanas das regiões que serão contempladas terão com o incremento das viaturas às corporações. "Essas novas viaturas, modernas e equipadas, possibilitarão o reforço das patrulhas rurais e urbanas nessas três importantes regiões do Estado. Com mais policiamento ostensivo, garantimos a sensação de segurança e também ampliamos a ação de unidades especializadas, a exemplo do Choque e da Radiopatrulha, que estão sendo interiorizadas por meio dos BIEsp's de Caruaru, em plena atividade, e de Petrolina, que será inaugurado em 2018", explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
 
O comandante-geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, destacou que os novos equipamentos de segurança servirão para intensificar o policiamento ostensivo e as investigações das polícias em Pernambuco. "Com esse lote, praticamente nós fechamos a renovação de toda a frota de quatro rodas da Polícia Militar. Ainda neste mês de dezembro, vamos receber mais 150 motocicletas BMW para equipar o BPTran e o BPRv. Então, com a frota renovada e a chegada de equipamentos novos, vamos poder potencializar o trabalho da Polícia Militar e, consequentemente, isso impacta na diminuição dos números de homicídios e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). O Estado está aproximadamente, hoje, com 18% de diminuição nos CPVs, e a população tem sentido isso com a presença ostensiva da PM nas ruas da Capital ao Sertão", ressaltou.
 
HISTÓRICO POSITIVO - Investir e prover segurança para a população pernambucana é um dos pontos chaves da gestão Paulo Câmara. Apenas em 2017, o Governo de Pernambuco já renovou a frota das Polícias Civil, Militar e Científica, assim como a do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). No total, foram 1.311 novos veículos. São 357 caminhonetes, 494 station wagons, 409 veículos hatch, 50 motocicletas e uma van que já estão sendo utilizados para apoiar o policiamento ostensivo, as investigações, perícias, fiscalizações e outras atividades que tem como objetivo em comum proporcionar mais segurança para a sociedade.
 
PLANO DE SEGURANÇA -  Anunciado pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco incluem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias, com 320 novas viaturas, 700 motocicletas e 2 helicópteros. Além disso, 4.500 novos PMs serão nomeados, dos quais 1.500 já atuam efetivamente desde o mês de setembro deste ano. Outros 1.300 iniciarão as atividades no 1º semestre de 2018 e novas turmas serão formadas ao longo dos próximos dois anos. O CBMPE também foi fortalecido, com o início do Curso de Formação de um turma de 300 novos homens e mulheres que foram aprovados em concurso realizado em maio deste ano. A previsão é que eles comecem a atuar na corporação já em maio de 2018, após o término das aulas.
 
Outras medidas também foram anunciadas e executadas, como a  criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); renovação e ampliação da frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos; criação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), em Caruaru; promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e a criação das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) nos municípios de Araripina e Tamandaré, que atuarão no policiamento ostensivo dos municípios. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias