Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

20/12/2022 às 00h13m - Atualizado em 20/12/2022 às 00h42m

Governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra é diplomada pelo TRE-PE

A tucana fez um discurso voltado às mulheres e destacou que Pernambuco precisa renovar a liderança. Ela dedicou o momento ao marido falecido, Fernando Lucena

raquel_lyra

Ao lado dos filhos Pedro e Nando, Raquel Lyra (PSDB) é diplomada a primeira governadora eleita por Pernambuco, junto a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, nesta segunda-feira (19). A tucana fez um discurso voltado às mulheres e destacou que Pernambuco precisa renovar a liderança. Raquel Lyra dedicou o momento ao marido falecido, Fernando Lucena. "Meu companheiro de toda uma vida. Minha saudade. Muito do que sou é por você. Foi com você e vamos seguir adiante com a certeza de que vai dar tudo certo", disse, emocionada.

A governadora eleita evidenciou a representatividade que vai ocupar ao lado de Priscila e Teresa Leitão (PT), no Senado Federal. "Estamos aqui vivendo um momento histórico em Pernambuco. Pela primeira vez uma mulher eleita com a vontade do povo vai ocupar esse local, uma honra e um orgulho. Corre nas nossas veias o mesmo sangue de muitas mulheres guerreiras que lutaram nesta terra", afirmou.

A tucana voltou a falar que vai "construir pontes" e ter um diálogo com o governo federal, que será chefiado por Lula (PT), e mencionou o trabalho realizado pela equipe de transição coordenada por Priscila Krause.

"O nosso trabalho já começou. Montamos uma equipe de transição enxuta coordenada por Priscila com quatro técnicos. As informações que nos chegam revelam um pouco do que iremos encontrar a partir do ano que vem e aumentam a nossa preocupação e ocupação. O Estado que nos chega precisa de reconstrução. Estamos diante de muitos desafios e grandes oportunidades, é por isso que eu reafirmo o nosso compromisso de cuidar de gente e ter um olhar mais zeloso com a criação de políticas públicas chegando aos invisibilizados", garantiu.

Um “governo para as mulheres” foi o que Raquel garantiu na coletiva após a diplomação: “É por elas que vamos começar e vamos trabalhar todos os dias”. “Eu e Priscila iremos começar já estudando e trabalhando o projeto Mães Pernambuco, que dará uma renda de R$ 300 para mães de crianças que estão em situação de pobreza. A gente sabe que a fome voltou ao mapa do nosso Estado e que são as mulheres as primeiras afetadas. O que a gente quer é um Estado que possa ter o direito de voltar a sonhar e, para isso, passa pelas mãos de mulheres do nosso Estado e da nossa cidade”, afirmou. 

Mesmo com o bloqueio de R$ 102 milhões do Ministério de Desenvolvimento Regional para as obras de contenção de encostas em áreas de alto risco nos morros do Recife, tema que teve destaque na campanha da tucana durante a eleição, ela reafirmou o fortalecimento na habitação popular. “Vamos garantir com que Pernambuco tenha verba, recurso, orçamento e que, de fato, faça o seu papel na construção de moradia popular, na melhoria das habitações existentes e também do ambiente de morros, encostas, para que as pessoas não possam ter o risco de perder as suas vidas. Não é um trabalho simples, mas ele precisa começar e a gente vai fazer”, ratificou. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias