Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/01/2024 às 00h03m - Atualizado em 18/01/2024 às 00h05m

Volume de serviços em Pernambuco cai pelo segundo mês seguido; estado tem queda de 1,9% nas vendas do varejo em novembro

No comparativo com os dados nacionais, o desempenho do estado foi inferior ao do Brasil, que registrou aumento de 0,4% no período. Vendas no varejo caíram 1,9% em novembro; Diz IBGE.

comercio-loja-cdl

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços para o mês de novembro de 2023. Pernambuco apresentou uma retração de 0,5% no setor, sendo o segundo mês seguido de queda. No comparativo com os dados nacionais, o desempenho do estado foi inferior ao do Brasil, que registrou aumento de 0,4% no período.

Em comparação com novembro de 2022, Pernambuco registrou uma queda de 1,3% no volume de serviços. No acumulado anual, o estado aponta uma alta de 3,2%, superior à média nacional com 2,7%, no entanto, foi o resultado mais baixo da região Nordeste e o sexto mais baixo do país.

De acordo com Fernanda Estelita, Gerente de Planejamento e Gestão do IBGE em Pernambuco, alguns serviços tiveram influência nesse índice.

O Brasil apresentou queda de 2,4%, enquanto, Bahia e Ceará, estados nordestinos, que participaram da pesquisa, tiveram os dois percentuais mais baixos do país.

Já as vendas do varejo em Pernambuco caíram 1,9% em novembro de 2023 e tiveram o quinto menor percentual do país, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado está abaixo da média nacional, que registrou variação de 0,1%, próxima à estabilidade. Em outubro, o comércio pernambucano havia apresentado alta de 1,7%.

Por outro lado, na comparação com outubro de 2022 e o mesmo período de 2023, o estado apresentou oscilação de 0,1% no comércio, o que configura, segundo o IBGE, estabilidade. Já no Brasil, o aumento foi de 2,2%. A variação acumulada de dezembro de 2022 a novembro de 2023, em 12 meses, a nível estadual foi de 0,9%, novamente inferior ao resultado do Brasil (1,5%).

Já no comércio ampliado, que inclui as atividades de material de construção, além de veículos, motos, partes e peças, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (que englobam os atacarejos), houve alta de 2,3%, o sexto melhor resultado do país, enquanto a média brasileira foi de 1,3%.

Fonte: CBN Recife

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias