Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/02/2022 às 20h45m - Atualizado em 10/02/2022 às 22h21m

Pernambuco vai investir em Turismo de Aventura em 33 municípios; Na Mata Norte serão contemplados: Macaparana, Vicência e Goiana

As ações são destinadas aos gestores municipais e o objetivo final é estimular empreendedores locais na criação de produtos e serviços no setor.

goiana

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (9), um plano estratégico para o Turismo de Aventura e formação para o segmento de turismo criativo. As ações são destinadas aos gestores municipais e o objetivo final é estimular empreendedores locais na criação de produtos e serviços no setor.

A estratégia é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e da Empetur. Será oferecido também curso de Formação para a Inovação da Oferta Turística do Interior do Estado, com foco na criação de novas iniciativas e da elaboração de rotas integradas entre destinos.

O Plano Estratégico para o Turismo de Aventura é realizado em parceria com a Adventure Travel Trade Association – ATTA, entidade internacional especializada no gênero, e tem o objetivo de pensar o setor com foco nos mercados nacional e internacional, desenvolvendo atividades que visam alinhar e educar empresas públicas e privadas, permitindo a priorização de produtos com foco em tendências e demandas do mercado. Um dos produtos a serem oferecidos é um relatório estratégico para apoiar o futuro do destino no turismo sustentável.

A ação está prevista para ser concluída em junho de 2022 e será dividida em três fases, contemplando 33 municípios. São eles: Alagoinha, Bezerros, Bonito, Buíque, Brejo da Madre de Deus, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Gravatá, Goiana, Ibimirim, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Pedra, Petrolândia, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Sirinhaém, Venturosa, Vicência, Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Triunfo.

A iniciativa começa com treinamento presencial, nesta quinta-feira (10), às 9h, na Sala Caruaru, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, onde será apresentada as principais tendências do setor.

Numa segunda etapa, será promovida visita técnica aos destinos para conhecer os produtos já ofertados. A última parte será a entrega do relatório final que deverá traçar o panorama do turismo de aventura no Estado.

O desenvolvimento do plano estratégico de turismo de aventura servirá para identificar as necessidades de organização, estruturação e requalificação das atividades em todo o Estado, a partir da análise profissional sobre o que já é oferecido e também do olhar sobre o que tem grande potencial e ainda não é trabalhado. Já com relação ao turismo criativo, estamos oferecendo uma capacitação para que novos produtos sejam criados, inovando a oferta turística das cidades”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Com potencial imenso para o turismo de aventura, Pernambuco já oferece experiências como rapel, vôo-livre, mergulho, trilhas, arvorismo e tirolesa, em destinos como Bonito, Bezerros, Buíque, Gravatá, Recife, Fernando de Noronha, Petrolândia, Igarassu, Serra Talhada, Triunfo, Vicência, entre outros.

O Recife é um dos destinos pernambucanos que já trabalham bem o turismo criativo, conta com várias iniciativas e roteiros neste segmento. Agora é a vez de despertar o interior do Estado para esta tendência, que é uma das que mais cresce em todo o mundo. Estamos muito felizes em iniciar o ano de 2022 com este projeto e também planejando o turismo de aventura no Estado”, comenta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias