Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

03/03/2015 às 14h17m - Atualizado em 04/03/2015 às 20h52m

Assassinatos em Pernambuco crescem 24,1% em fevereiro

Dados preliminares da SDS apontam que pelo menos 324 pessoas foram mortas. Violência no carnaval e chacina em Poção contribuíram com aumento

Pernambuco registrou em fevereiro um dos maiores aumentos no número de homicídios dos últimos meses. Dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que pelo menos 324 pessoas foram mortas. No mesmo período do ano passado, foram 261 assassinatos. Isso representou um crescimento de 24,1%.

O período carnavalesco foi um dos fatores que impulsionou o aumento significativo de mortes no estado. Entre a 0h da sexta-feira, abertura oficial da folia, e as 24h da quarta-feira de cinzas, foram 83 assassinatos registrados pela SDS. Fevereiro contabilizou ainda a chacina no município de Poção, no Agreste, quando quatro pessoas morreram, entre elas três conselheiros tutelares.

O resultado negativo ainda poderá sofrer variação, já que os números são consolidados pela SDS até o 15º dia do mês seguinte.

Em janeiro, o estado já havia registrado altos índices de violência. O aumento foi de 23,99% para cada 100 mil habitantes. No mês inteiro, foram 321 óbitos, enquanto no mesmo período de 2014 foram contados 256.

Histórico

O aumento nos assassinatos registrados em Pernambuco começou em março de 2014 - se agravando, nos meses seguintes, por conta da greve da Polícia Militar em maio. Deste então, o governo do estado não conseguiu mais reduzir as estatísticas. O ano fechou com crescimento de 9,4% de aumento em relação a 2013.

Em oito anos do programa de segurança Pacto pela Vida, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, foi a primeira vez que as estatísticas contabilizadas fecharam o período de 12 meses com saldo negativo.

Investimentos

Na tentativa de frear o crescimento da violência no estado, algumas medidas do governo Paulo Câmara foram apresentadas no primeiro dia útil do ano para reestruturar o programa Pacto pela Vida. A cúpula das polícias Civil, Militar e Científica foi trocada. Em janeiro, houve mudança ainda nos comandos dos batalhões da PM e das principais delegacias.

Outra ação foi aumentar o efetivo da PM em Jaboatão dos Guararapes - um dos municípios que teve maior crescimento no número de mortes em 2014.


Com informações do Diario de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias