Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

19/03/2024 às 03h30m - Atualizado em 19/03/2024 às 03h50m

Número de crianças e adolescentes baleados no Grande Recife cresceu 300% em fevereiro

De acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado, em fevereiro foram 16 casos, duas crianças morreram e uma ficou ferida. Já entre os adolescentes, nove morreram e quatro ficaram feridos.

crianca_morta_a_tirosJackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, foi morto a tiros enquanto dormia, em Itamaracá 

A violência armada no Grande Recife cresceu no mês de fevereiro, como aponta o novo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Ao todo, foram contabilizados 187 tiroteios/disparos de arma de fogo. O aumento foi de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 140 casos foram somados. Mas o que mais chamou a atenção do instituto, no último mês, foi a grande quantidade de crianças e adolescentes vítimas de tiros. 

O levantamento somou 16 casos em fevereiro. Desse total, duas crianças morreram e uma ficou ferida. Já entre os adolescentes, nove morreram e quatro ficaram feridos. O número de vítimas baleadas, na faixa do 0 a 17 anos de idade, cresceu 300% em relação a fevereiro de 2023, quando quatro adolescentes foram baleados (e morreram). 

bebe_morto_a_tiro_dentro_de_casaParte dos casos registrados no último mês de fevereiro foi em Itamaracá, localizado no Litoral Norte de Pernambuco. No dia 17, o bebê Gael Lourenço França do Carmo, de nove meses, foi assassinado a tiros após a casa onde ele estava ser invadida por criminosos, no bairro do Pilar. A mãe a avó dele também ficaram feridas. O caso segue sem solução.

Cinco dias depois, em suposta retaliação à morte do bebê, criminosos armados invadiram outra casa, no mesmo bairro, e atiraram em três crianças. Uma delas, Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, morreu. Dias depois, um adolescente de 17 anos, apreendido pela polícia, disse ter participado do homicídio. 

Quase um mês após o primeiro caso, a Polícia Civil segue em silêncio sobre as investigações. Anunciou apenas que alguns suspeitos ligados à guerra pelo domínio do tráfico de drogas em Itamaracá foram presos. Enquanto isso, a insegurança na ilha permanece. 

TIROS NO GRANDE RECIFE

Dos 187 tiroteios mapeados ao longo de fevereiro, em 94% deles houve mortos e/ou feridos. Ao todo, 208 pessoas foram baleadas no Grande Recife, sendo que 133 delas morreram e 75 ficaram feridas.

O número de mortos apresentou aumento de 2%. Já o de feridos, aumento de 114% em comparação com fevereiro de 2023, quando, dos 166 baleados, 131 morreram e 35 ficaram feridos.

Entre os municípios mapeados, os mais afetados pela violência armada em fevereiro foram:

Recife: 78 tiroteios, 56 mortos e 34 feridos

Jaboatão dos Guararapes: 32 tiroteios, 22 mortos e 9 feridos

Olinda: 18 tiroteios, 11 mortos e 8 feridos

Cabo de Santo Agostinho: 14 tiroteios, 10 mortos e 4 feridos

Paulista: 12 tiroteios, 9 mortos e 5 feridos

BAIRROS MAIS VIOLENTOS

Entre os bairros, os mais afetados pela violência armada foram:

Cavaleiro (Jaboatão dos Guararapes): 7 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos

Pina (Recife): 6 tiroteios, 4 mortos e 2 feridos

Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho): 5 tiroteios, 5 mortos e 1 ferido

Janga (Paulista): 5 tiroteios, 3 mortos e 2 feridos

Curado (Jaboatão dos Guararapes): 5 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias