13/05/2025 às 07h05m - Atualizado em 13/05/2025 às 07h17m
Eleitores têm uma semana para regularizar os títulos em Pernambuco, lembra TRE-PE
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), mais de 155 mil eleitores podem ter o documento cancelado; prazo termina no dia 19 de maio.
Eleitoras e eleitores que não votaram em três turnos consecutivos, não justificaram a ausência e não pagaram as multas têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Em Pernambuco, 155.168 pessoas estão nessa condição, segundo dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem não se regularizar pode ter o título cancelado e perder direitos como votar, tomar posse em concursos públicos e obter passaporte.
A consulta sobre a situação eleitoral pode ser feita de forma simples, por meio do Autoatendimento do Eleitor, disponível no site do TSE. Para quitar multas e atualizar os dados, o eleitor pode usar a internet, com pagamento via Pix, boleto ou cartão ou buscar atendimento presencial mediante agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Casos de eleitores facultativos, pessoas com deficiência ou justificativas aceitas não entram na lista de cancelamento.
Como parte da campanha “Atualize”, o TRE-PE também realiza coleta biométrica em unidades presenciais e postos descentralizados no estado. Já são nove unidades em funcionamento, com destaque para Jaboatão dos Guararapes, Brejo da Madre de Deus, Toritama, Jataúba e o recém-inaugurado ponto em Águas Belas. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada ou agendamento, com objetivo de tornar o processo eleitoral mais seguro e eficiente.