Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/06/2016 às 08h52m

Ceasa espera vender 12 milhões de espigas até o final do mês junino.

Com o aumento na oferta do milho espera-se um bom público durante o período junino

A procura e oferta pelo milho verde, principal produto do período, já aumentou consideravelmente em relação ao ano passado no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). Pesquisas apontam um crescimento representativo na quantidade de espigas que chegam ao entreposto para serem comercializadas. Até o final do mês passado, o Centro recebeu cerca de 1,9 milhão de espigas de milho.

Já para 2016, a estimativa é que sejam comercializadas cerca de 12 milhões de espigas até o final do mês junino. Um acréscimo de mais de 20% tendo em vista que ano passado, na mesma época, foram vendidas 9,5 milhões de unidades no entreposto.

Para o chefe do Setor de Informações do Mercado Agrícola, Marcos Barros, o reflexo do aumento da área produzida atinge diretamente a oferta do produto. “A expectativa para este ano é que a oferta, durante o período junino, aumente em 25% comparando-se com o ano passado”.

De acordo com informações repassadas pelo Departamento Técnico do Ceasa (Detec), o aumento das áreas de produção no Estado foi o principal motivo para crescimento da oferta. Cidades como Gravatá, Passira, Ibimirim e Barra de Guabiraba aumentaram sua participação na produção do milho. Se em 2015 Pernambuco ficou com, em média, 55% da procedência do milho comercializado no Ceasa, este ano o Estado é responsável por quase 70% de todo o produto vendido no entreposto em números atuais. Cidades de fora de Pernambuco como Açu e Baraúna, no Rio Grande do Norte, e Limoeiro do Norte, no Ceará, diminuíram sua participação.

A expectativa para os comerciantes do entreposto é que, em 2016, o movimento cresça na proporção da oferta do milho. “Com a oferta maior a procura deve aumentar também. Já estamos vendo isso antes mesmo do mês de junho. As vendas já estão boas e se Deus quiser vai melhorar ainda mais”, disse Luciano Prado, um dos maiores produtores de milho do Ceasa.

FESTA - Canjica gigante, quadrilha junina, 500 bacamarteiros, tudo ao som de muito forró pé de serra. Assim será a abertura do tradicional São João do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) que acontecerá na próxima sexta-feira (10), a partir das 6h30, no Pátio do Milho. O evento também marca o início do Plantão do Milho que começará no próximo dia 10 e se estenderá até às 18h do dia 23 (quinta-feira). Durante este período o Pátio do Milho funcionará em regime de 24 horas.

Por conta do horário de funcionamento estendido, a direção do entreposto irá reforçar seu corpo de seguranças dentro do Ceasa. “Como o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente nesse período junino, vamos contar com mais 50 homens que vão garantir a segurança dos que vem ao Ceasa para comprar seu milho”, afirmou o Presidente do Ceasa, Gustavo Melo.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias