Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

16/06/2023 às 12h45m - Atualizado em 16/06/2023 às 13h33m

Josinaldo Barbosa, Presidente afastado da Câmara de Vereadores de Timbaúba, tem prisão preventiva confirmada após audiência de custódia e será encaminhado para unidade prisional

A audiência de custódia foi realizada em Nazaré da Mata na manhã desta sexta-feira (16), pelo juiz plantonista José Gilberto de Sousa

vereador_josinaldo_barbosa

O Presidente afastado da Câmara de Vereadores de Timbaúba, Josinaldo Barbosa, de 62 anos, teve sua prisão preventiva confirmada. Ele passou por uma audiência de custódia (Processo nº 0000770-47.2023.8.17.5980), em Nazaré da Mata, na manhã desta sexta-feira (16), e será encaminhado para uma unidade prisional. O Ministério Público e a Defesa participaram da audiência.

Ele teve a prisão preventiva determinada pelo juiz Danilo Félix Azevedo, responsável pela 2ª Vara da Comarca de Timbaúba, nesta quinta-feira (15). A unidade prisional no qual será levado o vereador não foi informada pelo Poder judiciário.

O juiz plantonista, Dr. José Gilberto de Sousa confirmou que “a prisão é legal porque foi decretada por autoridade judiciária competente nos moldes do artigo 5º, inciso LXI da CF (Constituição Federal). Está regular uma vez que o executor nos noticiou de que cumpriu e garantiu os direitos da pessoa presa e não há notícias de violação da incolumidade física ou psíquica do preso. Dito isso estou convencido de que o ato está conforme a lei. Determino, por fim, o recolhimento do custodiado JOSINALDO BARBOSA DE ARAÚJO ao estabelecimento prisional determinado no mandado de prisão por que este juízo não tem competência alguma para modificá-lo”.

Em setembro de 2022, Josinaldo foi afastado da presidência da Câmara de Timbaúba por possível organização criminosa, corrupção passiva e peculato.

A denúncia foi realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e aceita pela Justiça no final do mês passado.

A investigação teve início com o MPPE, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Timbaúba, e o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas.

Operação da Polícia Civil na UVP

Josinaldo Barbosa também é investigado por possíveis crimes de peculato e apropriação indébita na União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), onde ele exerceu o cargo de presidente.

A Polícia Civil de Pernambuco realizou no dia 2 de junho, uma operação que cumpriu três mandados de busca e apreensão na sede do órgão, no Recife, e na residência de um investigado em Cumaru, no Agreste e de outros dois na cidade de Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana.

Segundo a Polícia Civil, a operação Cimeiras II foi iniciada em 2021, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato e apropriação indébita.

Disputas ao cargo de vereador e presidência da Câmara

Josinaldo Barbosa concorreu ao cargo de vereador em cinco eleições na cidade de Timbaúba. Em 2004, a primeira vez que se candidatou, não conseguiu se eleger. Seu primeiro mandato foi em 2008. E conseguiu se reeleger em 2012, 2016 e 2020.

Ele teve sua reeleição para presidência da Câmara de Vereadores em 2021, para o biênio 2023/2024, anulada no final de fevereiro deste ano, após o juiz Danilo Félix Azevedo, da 2ª Vara da Comarca de Timbaúba, encontrar irregularidades no pleito. Na época, o magistrado determinou, ainda, que a Presidente interina, Marileide Rosendo (Balazinha), convoque a realização de novas eleições para mesa diretora, o que não ocorreu quase quatro meses após a ordem judicial.

LEIA TAMBÉM:

Josinaldo Barbosa, Presidente afastado da Câmara de Vereadores de Timbaúba, tem prisão preventiva confirmada após audiência de custódia e será encaminhado para unidade prisional

Justiça determina prisão preventiva de Josinaldo Barbosa, Presidente afastado da Câmara de Vereadores de Timbaúba

Polícia Civil faz buscas na casa do vereador afastado de Timbaúba e ex-presidente da UVP, Josinaldo Barbosa; Objetivo da PC é identificar e desarticular organização criminosa

Pedido de cassação dos vereadores afastados pela justiça por tempo indeterminado, Josinaldo Barbosa e Felipe Ferreira Lima, é enviado à Câmara de Timbaúba

Contra perpetuação no poder, Justiça anula eleição na Câmara Municipal de Timbaúba realizada em 2021 para biênio 2023/2024

Vereador e dois assessores são afastados da Câmara de Timbaúba após descoberta da prática de 'rachadinha', diz a polícia

Operação contra corrupção cumpre mandados e afasta funcionários públicos em Timbaúba

Timbaúba: Josinaldo Barbosa é afastado de mandato de vereador por determinação judicial; ele é alvo de operação policial nesta quinta (15)

 

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias