Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

07/07/2023 às 10h04m - Atualizado em 07/07/2023 às 10h48m

Câmara Municipal do Recife entrega Título de Cidadão do Recife ao padre timbaubense Paulo Dutra de Morais Barboza

Ele atualmente é pároco da Igreja de São Sebastião do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife.

titulo_de_cidadao_a_padre_timbaubense

Um reconhecimento ao esforço, zelo e dedicação do padre Paulo, que é considerado “um amigo e pai espiritual que conduz, amorosamente, os passos de seus paroquianos em direção a Deus”. Com essas palavras, o vereador Victor André Gomes (União Brasil) justificou a entrega do Título de Cidadão do Recife, na tarde desta quarta-feira (5), ao padre Paulo Dutra de Morais Barboza, natural de Timbaúba, na Zona da Mata, e que atualmente é pároco da Igreja de São Sebastião do Vasco da Gama. A reunião solene foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e lotou o plenário e as galerias da Casa de José Mariano, com a presença de muito fiéis da comunidade, localizada na Zona Norte.

“É com imensa honra que me dirijo a todos vocês neste dia especial. Estamos reunidos aqui para celebrar e reconhecer um indivíduo extraordinário, alguém que dedica sua vida ao serviço do próximo. Estou me referindo ao nosso querido Padre Paulo Dutra de Morais, uma figura muito importante para o Bairro do Vasco da Gama, pároco responsável pela paróquia de São Sebastião”, afirmou o vereador Victor André Gomes.

A presidente da solenidade, Ana Lúcia, compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; e o homenageado, padre Paulo Dutra de Morais Barboza. A vereadora convidou os presentes a ouvir o Hino Nacional Brasileiro e em seguida, Victor André Gomes ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Neste momento solene, queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento ao Padre Paulo Dutra de Morais por seu trabalho incansável, sua dedicação e sua contribuição inestimável para a nossa comunidade. Padre Paulo, suas ações têm sido um exemplo brilhante de altruísmo e amor ao próximo. Abdicar do luxo, dos prazeres seculares, para se tornar um padre é uma decisão muito corajosa, que exige muita reflexão”, disse o parlamentar.

Victor André Gomes contou que o padre Paulo veio para o Recife cursar o Bacharelado em Direito no início dos anos 2000. Pós-graduado em Ciências Criminais, lecionou em preparatório para concurso e advogou muitos anos em Direito Administrativo e Eleitoral, quando sentiu o chamado à vida sacerdotal e mergulhou na vida religiosa, para a sorte dos que têm a honra de conviver com ele. “Ao longo de sua trajetória, o Padre Paulo tem sido um farol de esperança para aqueles que mais necessitam. Sua missão tem sido abraçar os desafios sociais, confortar os corações aflitos e estender a mão aos menos favorecidos”.

O parlamentar assegurou que fazia a homenagem ao padre em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal. “É com imensa satisfação que entregamos ao Padre Paulo Dutra de Morais o Título de Cidadão do Recife, como uma forma de agradecimento e reconhecimento por sua dedicação incansável e pelos serviços prestados à população do bairro de Vasco da Gama. Que este título seja um símbolo duradouro do nosso apreço e admiração pelo trabalho do Padre Paulo e que sua jornada continue a inspirar a todos nós a sermos pessoas melhores e a construir um mundo mais justo e humano”.

Após o discurso, o vereador Victor André Gomes fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, ao padre Paulo Dutra de Morais Barboza. Uma apresentação musical foi executada pelos integrantes do Instituto Dom da Paz, antes de o novo cidadão recifense ocupar a tribuna e fazer suas colocações. Ele lembrou de sua trajetória no ministério sacerdotal, com passagem pelas párocos de Aldeia, Casa Amarela e agora em Vaco da Gama. “São essas coisas que Deus escreveu em mim. Se algo de bom resultar, será da graça e da misericórdia do Senhor”. Ele observou que em dezembro fará seis anos como presbítero da Arquidiocese de Olinda e Recife e que, em fevereiro, completará dois anos como pároco do Vasco da Gama.

Ele disse que era timbaubense, “com orgulho e com saudade”, como diz a letra do frevo. “Sou de Timbaúba com vontade de chorar. Foi lá onde nasci, pelo desejo do meu pai, que queria que todos os seus filhos fossem timbaubenses, como ele”. O padre disse que o pai já era falecido, mas agradeceu às presenças de sua mãe, irmãs e parentes que compareceram à solenidade. Ele acrescentou que em Timbaúba também foi educado e rendeu homenagem aos professores.

Relatou ter “consciência de que o Título de Cidadão do Recife é causa de grande distinção” e acrescentou que “tudo deve servir para honra ao Reino de Deus”. Concluiu o discurso declamando um poema do padre Daniel Lima, já falecido, e disse que aquele religioso era orgulho de sua cidade natal, Timbaúba. O poema diz o seguinte: “No final da viagem essa lição de ternura e compreensão, que me marcará a alma até o último instante da aventura do tempo sempre algo de bom ficou em mim de tudo o que conheci. O nome dessa coisa tão simples e verdadeira é alegria. E ela é a razão da própria vida”. Queridos amigos, valeu! No final do discurso do padre, a vereadora Ana Lúcia fez as colocações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias