15/08/2025 às 20h04m - Atualizado em 19/08/2025 às 05h37m
Polícia Civil da Paraíba investiga se morte de adolescente aconteceu após inalar desodorante em desafio nas redes sociais
Adolescente foi encontrada desacordada segurando um frasco de desodorante aerossol e o próprio celular. Polícia investiga se ela inalou substância seguindo desafio viral nas redes sociais.
A Polícia Civil está investigando se uma adolescente morreu após inalar desodorante por causa de um desafio nas redes sociais. Ela foi sepultada em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Iasmin Ferreira de Albuquerque, de 16 anos. A delegada Cristiane Medeiros informou que a adolescente foi encontrada desacordada em seu próprio quarto, com um frasco de desodorante aerossol em uma das mãos e o celular na outra.
Ela foi socorrida para uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu. A suspeita é que a adolescente tenha inalado desodorante, após um desafio nas redes sociais. O celular dela foi apreendido para que mensagens sejam analisadas.
"A equipe plantonista tomou as providências e foi apreendido o material encontrado na mão da jovem, um vidro de aerossol, né, desodorante, bem como o seu celular. Então, a partir desses materiais apreendidos, seguirão as investigações para realmente esclarecer esta morte", detalhou a delegada.
Desafio nas redes sociais
Em 2025, pelo menos três crianças morreram após inalar desodorante por causa de um desafio nas redes sociais em que adultos ou adolescentes mais velhos inalam o spray e tentam manter o produto na boca pelo maior tempo possível.
Em fevereiro, uma menina de 7 anos do ABC Paulista inalou o spray de um desodorante após assistir a um vídeo nas redes sociais e teve uma parada cardíaca. Em março, outros dois casos vieram à tona: o de Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, de Pernambuco; e o de Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, do Distrito Federal.
A inalação de desodorantes, assim como outros sprays aerossóis, pode causar uma intoxicação nos pulmões, reduzindo os níveis de oxigênio no sangue. A resposta do corpo é uma parada cardíaca.
Do g1 Paraíba