Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/08/2023 às 09h22m

Escolas públicas de Timbaúba não conseguem se destacar nos indicadores educacionais de Pernambuco e cidade fica de fora da premiação do IDEPE 2023

Representantes das escolas, municípios e GREs premiadas em todas as 33 categorias foram reconhecidas pelo bom trabalho executado ao longo do último ano letivo.

premiacao_idepe_2023

O município de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, ficou de fora da premiação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE 2023), que aconteceu no auditório da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, com a presença da Governadora do Estado, Raquel Lyra. A ausência da cidade ocorreu porque nenhuma escola pública conseguiu se destacar nos indicadores educacionais de Pernambuco.

A educação pública do município de Paudalho foi reconhecida pelo Governo do Estado com o primeiro lugar, obtendo a nota mais alta no Idepe 2023 para os anos finais (6º ao 9º) de toda a Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Para conquistar o feito, Paudalho se destacou nas duas categorias da premiação: maior crescimento e melhor desempenho, liderando o ranking em ambas as áreas. Além disso, comprovando ainda mais os resultados do investimento feito na Rede Municipal de Ensino, a cidade também conquistou o quarto lugar para os anos iniciais (1º ao 5º).

Os resultados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes.

O objetivo do Prêmio IDEPE 2023 é reconhecer e valorizar escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) que se destacaram nos indicadores educacionais do Estado em 2022, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco.

Representantes das escolas, municípios e GREs premiadas em todas as 33 categorias receberam uma placa de menção honrosa em reconhecimento ao bom trabalho executado ao longo do último ano letivo. Divulgado anualmente, o Prêmio IDEPE existe desde 2017 e representa um momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e municipais e para toda a educação no Estado.

Uma das novidades da premiação deste ano foi o aumento no número de categorias para garantir maior equidade. Em edições anteriores, não havia divisão entre escola regular, de referência, quilombola, técnica, indígena e conveniada. Essa é a primeira vez que o Estado de Pernambuco cria categorias específicas para escolas indígenas e quilombolas. Também foi estabelecida uma divisão nas categorias que premiam municípios, separando-os entre os de pequeno, médio e grande porte.

ÍNDICE

O IDEPE, importante indicador que mede a qualidade da educação pública estadual desde 2008, permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, município, GRE e do próprio Estado, ano a ano, em cada etapa da educação básica. O índice possibilita o planejamento de políticas públicas que visam a melhoria da educação em Pernambuco.

Para o cálculo anual do IDEPE, são considerados o fluxo escolar (taxa de aprovação), com base no Censo Escolar da Educação Básica, e o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.

No SAEPE 2022, foram avaliados 344.590 estudantes matriculados em turmas do 2º, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º e 4º Anos do Ensino Médio em 3.390 escolas. Destas, 2.487 das redes municipais e 903 da rede estadual.

Confira AQUI a lista de categorias e vencedores do Prêmio IDEPE 2023.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias