Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

22/08/2025 às 01h19m - Atualizado em 22/08/2025 às 02h35m

Vítimas de feminicídio aumentam 45% em 2025; Pernambuco representa o maior número de casos

De acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado, Pernambuco concentra o maior número de casos de feminicídio e tentativa de feminicídio com arma de fogo registrados no país em 2025.

mulher_morta-feminicdio-violencia-estupro

Pernambuco concentra o maior número de casos de feminicídio e tentativa de feminicídio com arma de fogo registrados no país em 2025, de acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Até a primeira quinzena de agosto, foram nove mulheres vítimas apenas no Recife, o que representa 31% do total contabilizado em 57 municípios monitorados. No estado, a região metropolitana acumulou 13 casos neste ano, contra oito em 2024.

Os dados revelam ainda que 76% das vítimas não resistiram aos disparos: 22 mulheres foram mortas e outras sete ficaram feridas. Em Pernambuco, assim como no restante do país, a maior parte dos crimes aconteceu dentro de casa. Além disso, cinco mulheres foram baleadas em bares. Em 86% dos episódios, os agressores eram companheiros ou ex-companheiros, e um quarto dos crimes foi cometido por agentes de segurança.

O levantamento também aponta aumento em outras capitais, como Rio de Janeiro, Salvador e Belém. O crescimento reforça a vulnerabilidade das mulheres dentro do próprio lar e evidencia a necessidade de medidas urgentes para conter a violência de gênero no estado.

IMPORTANTE

Em Pernambuco, a violência contra a mulher pode ser denunciada pelos números 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Polícia Militar) ou presencialmente em uma delegacia.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias