Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

06/09/2019 às 15h10m - Atualizado em 06/09/2019 às 18h30m

Pernambuco deve abrir 10 mil vagas temporárias

segundo dados da Asserttem, Pernambuco ocupará a 9ª posição entre os Estados que devem gerar empregos

emprego

A três meses do fim de ano, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) divulga sua estimativa de contratação formal no período. Segundo previsão da entidade, até dezembro, os contratos de trabalho temporário devem crescer 13,86% em relação ao mesmo período de 2018, gerando mais de 570 mil vagas frente as 500 mil criadas no ano passado. Entre os dez estados brasileiros com maior participação na geração de trabalho nessa modalidade, Pernambuco ocupa a 9ª colocação e pode gerar 10.325 vagas formais neste último quadrimestre de 2019. No ano passado, o estado gerou 8.930 contratações temporárias.

No Recife, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cid Lôbo, a depender do crescimento da economia nesse meio tempo, a tendência é de que as contratações aconteçam. “Pelo fato do quadro de funcionários das lojas estarem enxutos, se houver aumento na demanda de consumo, isto deverá se refletir na contratação dos temporários”, revela Lôbo. Ainda de acordo com o presidente, os interessados têm dois caminhos para concorrer às vags que podem surgir. O primeiro, diretamente nas agências estadual e municipal do trabalho e o segundo, diretamente nas lojas. "O melhor período para entregar os currículos nas lojas é entre o fim de setembro e primeira quinzena de outubro", indica.

Nos shoppings, históricamente preferidos pelos consumidores para realização das compras de fim de ano, a orientação é procurar a associação interna de cada mall ou visitar suas páginas na internet no link de oportunidades. "Caso haja vags, o que não acredito que vá ocorrer por conta do ritmo atual da economia, é por lá que a seleção de currículos deve ser feita", diz o diretor e consultor da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), José Ricardo Galdino.

Para o economista da Fecomércio em Pernambuco, Rafael Ramos, as contratações devem sim ser maior que no ano passado. "Não e difícil crescer em cima de um ano conturbado quanto o ano passado. Além do que, temos alguns incentivos claros, como a injeção do FGTS, PIS e o 13º", analisou Rafael.

De acordo com a presidente da Asserttem, Michelle Karine, a contratação temporária pode ser utilizada em diversos setores e para qualquer nível de ocupação, o que favorece esse crescimento em períodos e situações decorrentes de cada setor. "É importante ressaltar que a lei federal autoriza essa modalidade de contrato para qualquer tipo de empresa. Desde o microempreendedor até as multinacionais, em qualquer área de atuação e para todas as qualificações de profissionais, podem utilizar essa ferramenta de gestão de pessoal através de uma agência registrada e autorizada pela Secretaria do Trabalho, Ministério da Economia", diz Michelle.

Segundo a gerente de RH da consultoria Luandre, Bárbara Alves, esse modelo de contratação se tornou um ponto forte no impulsionamento da economia, uma vez dá a empresa a possibilidade de busca pelo funcionário que mais se adequa ao cargo. Ela ainda chama a atenção para o fato das mudanças na lei de temporários em 2017 ter contribuído para a antecipação da chamada pelas empresas: “a lei permite, hoje, a contratação por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. Além da antecipação da abertura destas vagas, com essa extensão de prazo, os profissionais têm mais tempo para mostrar seu trabalho e isso aumenta muito a chance de serem efetivados”. Ela completa ressaltando que o temporário é a porta de trabalho para quem busca uma colocação permanente no mercado de trabalho. “Mesmo que a oportunidade seja temporária, é importante que o candidato demonstre todo seu interesse, uma vez que há grandes chances dele ser efetivado: historicamente a Luandre tem uma taxa de efetivação de 40%”, afirma a gerente.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias