Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

30/09/2019 às 10h56m

Polícia Federal fecha cinco empresas de segurança privada irregulares em Pernambuco

Medida é resultado da Operação Segurança Legal IV, deflagrada dela Polícia Federal para coibir atuação de vigilantes sem a devida formação.

policia-federal

Cinco empresas de segurança privada em Pernambuco tiveram as atividades suspensas por ordem da Polícia Federal (PF) por estarem em situação irregular. As companhias funcionavam de forma clandestina, pois não dispunham do ofício de autorização e regulamentação de profissionais emitido pela PF. A medida é resultado da Operação Segurança Legal IV, deflagrada no Recife, em Paulista, na Região Metropolitana, e em Garanhuns, no Agreste, na quinta-feira (26) e no sábado (27).

Durante as atividades de fiscalização, um homem que exercia atividade de vigilância em uma empresa sem a devida autorização em flagrante por portar ilegalmente uma arma de fogo. A operação ocorreu de forma simultânea em várias localidades do Brasil e teve como objetivos combater as atividades clandestinas de segurança privada e coibir o porte ilegal de arma de fogo, reprimindo assim outros crimes. Materiais como coletes, cassetetes e radiocomunicadores utilizados pelas empresas autuadas foram apreendidos. Ao menos 318 empresas de segurança e estabelecimentos foram fiscalizadas em todo o país.

Das empresas autuadas em Pernambuco, duas tinham como seguranças policiais militares aposentados em atuação irregular. De acordo com Giovani Santoro, chefe de comunicação da PF em Pernambuco, não há qualquer problema no fato de ex-PMs exercerem a atividade, contanto que a empresa tenha a autorização dada pela PF.

Ainda de acordo com Giovani, um erro comum das empresas é acreditar que apenas a segurança que utiliza armas necessita de autorização do órgão. “A lei não faz tal distinção e toda atividade de segurança privada, seja armada ou desarmada, necessita de autorização federal. Mesmo na atividade desarmada, por exemplo, os vigilantes, para exercerem a profissão, precisam se capacitar em um curso de formação e realizar cursos de reciclagem a cada dois anos”. Confira o balanço de materiais apreendidos por cidade, em Pernambuco:

Garanhuns

– Encerramento de uma empresa de segurança com dois postos de vigilância clandestinos desativados, sendo um em uma escola e o outro numa farmácia no bairro de Heliópolis.

– Prisão por porte ilegal de arma de fogo, a autuação dele foi encaminhada para a Polícia Civil.  A pena para esse tipo de crime varia de 2 a 4 anos de reclusão.

Materiais apreendidos

  • 2 rádios de comunicação
  • 1 tonfa
  • 1 colete
  • 1 faca inoxidável
  • 1 spray de pimenta
  • 1 revólver 38
Recife e Paulista

– Auto de notificação de encerramento de atividades de duas empresas em Paulista.

– Empresa de Segurança cancelada punitivamente, que exercia serviço de segurança de um Condomínio no Recife.

Materiais apreendidos

  • 2 rádios de comunicação
  • 2 tonfas

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias