Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

18/02/2016 às 13h05m - Atualizado em 18/02/2016 às 13h11m

Páscoa pode gerar mil empregos temporários em Pernambuco

Vendas de ovos de Páscoa devem impulsionar contratações temporárias. Abicab prevê que no estado as oportunidades sejam para cargos de produção, promoção e vendas de produtos

Faltando pouco mais de 30 dias para o início da Semana Santa, fabricantes brasileiras de chocolate estão recrutando mão de obra temporária para o período. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) é que sejam geradas cerca de 29 mil vagas temporárias em todo Brasil para atender à demanda na alta de produção e vendas de ovos de chocolate. Deste total, cerca de mil vagas devem ser destinadas ao estado de Pernambuco, com cargos para produção, promoção e vendas de produtos.

A Mondelez, detentora da Lacta, por exemplo, informou que oferecerá aproximadamente 10 mil vagas, sendo 310 em terras pernambucanas. Para concorrer às vagas das unidades de Pernambuco, é preciso enviar o currículo para [email protected] [email protected]

Já a Nestlé anunciou que abrirá 6 mil postos temporários, dos quais 180 serão para a cidade do Recife. Para disputar uma chance na Nestlé, os interessados devem enviar e-mail para [email protected]

A Cacau Show informou que as vagas, cerca de 6 mil, estão distribuídas entre as mais de 2 mil lojas em todo o Brasil. Segundo a companhia, as chances são para as áreas de vendas e os colaboradores mais dedicados e que se destacarem poderão se tornar parte do quadro efetivo das lojas.

Outra concorrente de peso, a capixaba Garoto, também deverá contratar temporariamente 6 mil empregados. No entanto, as duas empresas não souberam informar com precisão quantas vagas serão abertas em Pernambuco. Os salários são a partir de R$ 1,2 mil. Tanto a Cacau Show quanto a Garoto devem informar sobre as chances pelas redes sociais das empresas.

O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen (351 lojas no país) e Chocolates Brasil Cacau (533 lojas), espera faturar em 2016 R$ 1,350 bilhão, considerando a soma das vendas da fábrica e das lojas. A companhia contratará 650 colaboradores temporários e, segundo a assessoria de comunicação, as vagas são destinadas para o parque fabril, localizado em Extrema, sul de Minas Gerais, e lojas próprias das marcas. O processo seletivo será realizado por cinco agências de emprego: WCA Brasil (www.wcabrasil.com.br), Expert (www.expert.com.br), Fênix (www.fenixrh.com), Global (www.globalempregos.com.br) e Luandre (www.luandre.com.br/).

Pré-requisitos
O contrato temporário é a chance, diante da economia estagnada e do fantasma do desemprego, de tentar realizar um bom serviço e, por tabela, garantir uma possível vaga efetiva após as comemorações. Geralmente, os pré-requisitos necessários para tentar uma vaga temporária são idade mínima de 18 anos, perfil comunicativo e com disponibilidade de horário.

Candidatos com segundo grau completo e experiência de atendimento ao consumidor também levam vantagem. De forma geral, de acordo com a Abicab, o número de vagas é o maior quando comparado com 2015 e com os anos anteriores. Em 2015 foram 26,5 mil contratações. Já em 2014 e 2013 foram ainda mais modestos, com 24 mil e 20 mil contratações, respectivamente.

No atual cenário da economia brasileira, a Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) já adiantaram que não deverá haver um número expressivo de contratações nos locais que elas representam.

Segundo Ricardo Galdino, presidente da Aloshop, o mesmo aconteceu nos últimos três anos. “A Páscoa não é uma data de destaque comercial para o comércio pernambucano. Quem lucra mais são as indústrias e lojas que trabalham diretamente com chocolates.” Ele ressalta, contudo, que cerca de 30% dos empregados temporários costumam ser efetivados. “É uma boa chance para entrar ou retornar ao mercado de trabalho”, finaliza Ricardo Galindo.


As informações são do Diário de Pernambuco

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias