Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

25/03/2024 às 08h52m

Um ano após a realização do concurso público, Prefeitura de Timbaúba convocou apenas 41 dos 793 aprovados, que representa 5%; outros candidatos aprovados estão revoltados esperando a nomeação

O certame foi realizado em março de 2023 devido a recomendação do Ministério Público de Pernambuco em 2021 após Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco constatar contratações ilegais.

prefeitura-palacio_municipal

No ano passado, 15.776 (quinze mil, setecentos e setenta e seis) candidatos se inscreveram no concurso público da Prefeitura de Timbaúba, cidade da Mata Norte de Pernambuco, com a esperança de estabilidade profissional. Para isso, eles se dedicaram, estudaram e pagaram a taxa de inscrição. Muitos perderam noites de sono estudando, muito se esforçaram e mesmo sem tempo conciliaram seus trabalhos com os estudos. E com fé na aprovação foram aos seus locais de aplicação da prova nos dias 25 e 26 de março de 2023.

Para os aprovados, 1 (um) ano depois esse sonho de estabilidade profissional se tornou frustação e revolta por conta da demora da convocação por parte do prefeito do município, Marinaldo Rosendo. Esforço e dedicação que os candidatos fizeram para ser aprovados no concurso público que não está sendo reconhecido pelo Governo Municipal, pois 365 dias depois apenas 41 foram nomeados dos 793 aprovados, isso representa apenas 5%.

Nas redes sociais, os aprovados detonam e cobram do Governo Municipal agilidade na nomeação para que possam até que enfim trabalhar e ter estabilidade profissional, pois foi para isso que estudaram para o concurso público EDITAL 01/2022.

A homologação do resultado final do concurso público aconteceu no dia 20 de outubro de 2023.

Após muita pressão dos aprovados e promessas do prefeito Marinaldo Rosendo, em 20 de outubro, 30 foram nomeados, o que chamou atenção que entre eles estava Osiris de Aguiar Augusto da Silva, advogado, e que atualmente ocupa o cargo comissionado de Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos da prefeitura com salário de R$ 11.733,60 (onze mil, setecentos e trinta e três reais e sessenta centavos), segundo consta no portal de transparência do Governo Municipal.

Outra convocação aconteceu quase quatro meses depois e foi de apenas um aprovado para exercer a função de agente comunitário de saúde, no Distrito de Cruangi.

LEIA TAMBÉM: Completou 800 dias que vagões de trens chegaram à Timbaúba e devido a abandono da prefeitura viraram sucatas, no Centro da cidade; nesse periodo ficaram deteriorados, depredados e incendiados

No dia 11 de março deste ano, Marinaldo Rosendo utilizou as redes sociais e informou que iria realizar a convocação dos aprovados mensalmente até o final do ano, enchendo de esperança quem aguardava ansiosamente a convocação. Mas três dias depois veio a decepção com a convocação de apenas 10 aprovados.

Somando as três convocações, apenas 41 dos 793 aprovados foram nomeados em caráter efetivo, representando 5% depois de um ano da realização do concurso público.

Foram convocados para seguintes funções: 3 assistentes administrativos, 2 recepcionistas, 3 merendeiros, 2 operadores de máquinas, 16 agentes comunitários de saúde, 3 agentes de combate a endemias, 1 assistente social, 2 auxiliares de serviços gerais, 2 digitadores, 1 eletricista, 1 encanador, 2 mecânicos, 2 porteiros e 1 visitador.

De acordo com o portal da transparência da administração pública, a Prefeitura de Timbaúba efetuou o pagamento de R$ 1.287.256,76 (um milhão, duzentos e oitenta e sete mil, duzentos e cinquenta e seis mil e setenta e sete centavos) ao Instituto de Administração e Tecnologia - ADM & TEC para aplicar as provas do concurso público em março de 2023.

O certame foi realizado devido a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco em 2021. O MPPE, por meio de Promotoria de Justiça local, recomendou ao prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, que realizasse concurso público para funções de natureza efetiva, porque na época estavam sendo exercidas de forma temporária por contratados e comissionados. O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) constatou na época contratações ilegais no Governo Municipal.

O Agora Nordeste entrou em contato por e-mail com a Prefeitura de Timbaúba para se manifestar sobre a convocação dos aprovados no concurso, mas até a publicação desta matéria não recebemos resposta.

LEIA MAIS SOBRE A PREFEITURA DE TIMBAÚBA:

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias