Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

07/05/2022 às 03h16m - Atualizado em 07/05/2022 às 03h17m

Incêndio destrói palafitas no Pina, na Zona Sul do Recife

Bombeiros não registraram vítimas. Moradores relatam chamas altas e muita fumaça escura saindo de moradias, que ficavam dentro de manguezal e ao lado da Ponte Agamenon Magalhães.

incendio-fogo_em_palafitas_no_pina

Um incêndio destruiu palafitas que ficavam dentro do manguezal na Bacia do Pina, na Zona Sul do Recife. Imagens mostraram chamas altas consumindo as moradias e muita fumaça. Não foi informada a quantidade de habitações destruídas nem quantas pessoas ficaram desabrigadas.

O Corpo de Bombeiros informou que enviou dez equipes para o local do incêndio, por volta das 16h30 desta sexta (6). A corporação afirmou que não atendeu pessoas feridas.

Nas imagens, foi possível observar chamas saindo das moradias de madeira, que ficam bem perto da Ponte Agamenon Magalhães, uma das principais ligações entre a Zona Sul e o Centro da cidade.

Em outro vídeo, foi possível acompanhar o drama de uma mulher. Ela chorava e gritava na calçada, ao lado do local em que as casas estavam pegando fogo. No mesmo momento, bombeiros passavam com mangueiras para debelar as chamas.

Moradores da área usaram barcos para recolher água do rio e jogar na área incendiada. Um helicóptero foi acionado para ajudar na operação.

De vários locais da cidade, é possível observar colunas de fumaça escura. O trânsito ficou engarrafado na região, uma vez que vias foram fechadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou para a ocorrência dois carros e duas motos.

Por volta das 18h, os bombeiros informaram que o "incêndio tinha sido controlado". "As equipes trabalhavam, depois desse horário, combatendo os pequenos focos e no resfriamento do ambiente" disse. Às 19h20, os bombeiros ainda atuavam na área. Havia focos de fogo perto da ponte.

Drama

Os moradores das palafitas ficaram desolados e disseram que muita gente "perdeu tudo". Vivendo na área há 25 anos, José Adson disse que só conseguiu pegar o botijão de gás. "Agradeço a deus por estar vivo", declarou.

Segundo ele, muitas mulheres ficaram sem nenhum objeto ou roupa. Alves também fez um apelo à autoridades. "Tem que ajudar a reconstruir", afirmou.

Maria das Dores da Silva contou que recebeu uma ligação e o alerta do incêndio. Quando chegou do trabalho, "estava tudo queimado". "Perdi roupa, móveis e sandália. Não restou nada".

Coordenador de um projeto social que atua na área, pedro Pirrita pediu apoio para reerguer a comunidade. "Precisamos de tudo: madeira e pregos. Peço que ajudem essas pessoas", declarou.

Muitos moradores atingidos foram para abrigos da cidade. Outra parte foi para o outro lado da ponte, em busca de ajuda.

Ajuda

Por meio das redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos (PSB, afirmou que o município "vai dar apoio às famílias" atingidas pelo incêndio no Pina.

O gestor disse que, "de imediato", "garantirá indenização" e também "abrigo e transporte para casas de parentes".

Por meio de nota, a prefeitura disse que as famílias receberão indenização de R$ 1.500, além de todo o apoio necessário, como oferta de abrigo, cestas básicas e transporte para casa de familiares. Equipes de várias secretarias foram ao local para prestar o primeiro atendimento.

As informações são do G1 PE

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias