14/05/2025 às 03h43m - Atualizado em 15/05/2025 às 13h11m
Filho de vereador morre eletrocutado durante preparativos para festa de aniversário do pai, no interior do Maranhão
José Talysson, de 14 anos, foi atingido por uma descarga elétrica ao instalar refletores na festa de aniversário do pai, o vereador Fânio Mania (PRD).
Um adolescente identificado como José Talysson, de 14 anos, morreu eletrocutado nessa segunda-feira (12) enquanto ajudava na instalação de refletores para a festa de aniversário do pai, o vereador Fânio Mania (PRD), em Açailândia.
O adolescente chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O caso aconteceu durante a preparação do evento, que seria realizado na residência da família.
Em nota de pesar, a Câmara Municipal de Açailândia manifestou solidariedade ao vereador e à sua família:
“A Câmara Municipal de Açailândia manifesta, com profundo pesar, solidariedade ao vereador Fânio Mania e sua família pelo falecimento precoce de seu filho, o adolescente José Talysson R. Andrade.
Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências, nos unindo em oração para que Deus conceda conforto, força e paz a todos os familiares e amigos.
José Talysson será lembrado com carinho e afeto por todos que tiveram a alegria de conhecê-lo. Que sua memória seja sempre uma luz nos corações de seus entes queridos."
Cuidados com a rede elétrica
A Equatorial Maranhão, distribuidora de energia elétrica no Maranhão, alerta sobre os cuidados com a rede elétrica, pois apesar de ser um benefício a todos, a energia elétrica quando não é manuseada corretamente, coloca em risco a vida das pessoas.
Veja alguns cuidados a serem tomados:
- Toda e qualquer instalação elétrica conforme padrões técnicos recomendados pela ABNT deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área;
- Mantenha uma distância segura da rede elétrica. No momento da construção, os andaimes e demais partes da obra devem obedecer a distância mínima de segurança: 2m da rede elétrica. Use sempre tapumes ou andaimes com anteparo que permitem isolar a área de trabalho e impeçam a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica;
- Evite o uso de “gambiarras” ou improvisos, pois esse tipo de instalação apresenta situações de risco como cabos descascados, fios mal isolados e emendas mal feitas, além de gerar fugas de corrente aumentando os riscos de choques e curto circuito;
- Obrigatório por lei o uso dos EPIs (Equipamentos de proteção individual) que são fundamentais para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos na obra;
- Tenha cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não encoste na rede elétrica;
- Não manuseie objetos próximos à rede elétrica, principalmente os metálicos e de grande porte;
- Só utilize materiais certificados pelo Inmetro, pois oferecem menos riscos elétricos na construção civil, e garantem melhor funcionamento de toda parte elétrica da obra.
Em casos de acidentes com vítima de choque elétrico, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga, desligue o disjuntor para cessar a fonte de eletricidade. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados.