30/07/2025 às 05h09m - Atualizado em 31/07/2025 às 01h32m
Mulher morre após marquise desabar por cima dela e corpo fica preso sob escombros, em Paudalho
Vítima foi identificada como Rosalina José de França, de 44 anos. Polícia Civil investiga o caso,
Uma mulher, identificada como Rosalina José de França, de 44 anos, morreu após a marquise da entrada da casa onde morava cair sobre ela. O caso aconteceu na segunda-feira (28), na Chácara Recanto de São Bento, na Rua General Lajes, no bairro Chã de Cruz, em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
A Polícia Civil investiga o acidente e, de acordo com a corporação, a vítima foi encontrada embaixo de escombros. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência por volta das 11h30 e retirou o corpo de baixo dos destroços.
Testemunhas informaram à TV Globo que a estrutura que cedeu não apresentava rachaduras ou outros indícios de que poderia desabar. Parentes contaram que o acidente aconteceu quando Rosalina levava o lixo para um coletor próximo ao portão, ao lado da marquise.
Rosalina morava na chácara com a madrinha, Suelene Maria dos Santos. Ela contou que a marquise não era antiga, e que, devido às chuvas dos últimos dias, na quinta-feira (24), o caseiro do local subiu na estrutura para checar se havia lodo ou infiltrações, mas não encontrou nenhum problema.
A marquise fica no portão de entrada da chácara, onde moram quatro pessoas. Momentos antes do acidente, a madrinha de Rosalina passou de carro por baixo da estrutura, como era comum acontecer.
"Essa marquise não estava velha, não era antiga, era uma marquise de cinco anos de construída. Foi construída com laje de isopor, que é leve. [...] O movimento da casa era por esse portão, todo dia. [...] Eu acho que as coisas, quando têm de acontecer, só têm um motivo", lamentou Suelene.
Ela contou, ainda, que desde a semana passada sentia que a afilhada falava em tom de despedida.
"Ela ficou sempre conversando comigo como se estivesse se despedindo. E de manhã [no dia do acidente], ela ia sair comigo e não quis. Ela disse 'madrinha, eu não vou com a senhora, hoje eu quero ficar. Então, a senhora vá com Deus, que eu vou ficar aqui'", disse.
Mãe da vítima, Maria José dos Santos lamentou a morte da filha e disse que Rosalina era sua primogênita.
"Eu estou muito doente. Perder a minha filha, que me ajudava tanto. [...] Uma menina que me ajudava, era a melhor que eu tinha. Era a minha filha mais velha. [...] Uma tristeza muito grande", disse a mãe.
Após ser resgatado pelos bombeiros, o corpo de Rosalina foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
Sobre o caso, a prefeitura de Paudalho enviou uma nota em que informou que equipes da Defesa Civil foram encaminhadas para o local. A gestão municipal disse que:
- "lamenta profundamente o desabamento da marquise do portão de entrada da residência";
- "desde os primeiros instantes, equipes da Defesa Civil e de outros órgãos municipais atuam no local para garantir a segurança da população, prestar apoio aos afetados e minimizar os impactos causados pelo incidente";
- "a área foi isolada e passa por vistoria técnica minuciosa da Defesa Civil, que também avalia possíveis riscos nas edificações vizinhas";
- "após a conclusão dos trabalhos, será elaborado um laudo técnico oficial com as causas e orientações necessárias".