03/10/2022 às 12h04m - Atualizado em 09/10/2022 às 09h05m
Morre marido de Raquel Lyra, Fernando Lucena
Morte precoce acontece no dia do primeiro turno das eleições em Pernambuco. Candidata aparecia em segundo lugar na pesquisa Ipec divulgada no sábado (1)
O marido da candidata do PSDB ao governo do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, Fernando Lucena, de 44 anos, morreu em Caruaru, nesta madrugada, de um infarto fulminante, no dia em que ocorre o primeiro turno das eleições estaduais. Ele tinha 44 anos.
Raquel Lyra apareceu nesta reta final de campanha em segundo lugar nas pesquisas mais recentes, ao lado de Miguel Coelho. O Ipec dava a ambos 17% dos votos validos, com a deputada federal Marília Arraes à frente nas pesquisas, com 38% dos votos validos.
Luto oficial em Caruaru
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que era vice de Raquel Lyra, decretou luto oficial de três dias na cidade. Ele divulgou nota oficial:
"É com muito pesar e consternação que a Prefeitura de Caruaru decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do empresário, Fernando Lucena, marido da ex-prefeita do município, Raquel Lyra.
O decreto será publicado em Diário Oficial extra.
A prefeitura, em nome de todos os seus servidores, deseja os mais sinceros pêsames a toda família enlutada."
Confirmação da morte
O pai de Raquel Lyra, o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto, assinou a nota da família que confirmava o falecimento:
"A família de Raquel Lyra informa, com profunda dor, que, na manhã deste domingo, 02, o empresário Fernando Lucena, marido de Raquel e pai de João e Fernando, faleceu, vítima de um mal súbito. Raquel Lyra e sua família agradecem as manifestações de solidariedade que vêm recebendo e contam com a compreensão de todos neste momento tão difícil".
Fernando Lucena chegou a ser socorrido após passar mal. Ele foi levado a um hospital, mas não resistiu.
Assim que a notícia foi confirmada, a repórter Karol Matos, da Rádio Jornal Caruaru, esteve na frente do edifício onde fica o apartamento da família, no bairro Maurício de Nassau e gravou o vídeo a seguir:
Programação cancelada
A candidata cancelou toda a sua programação da campanha. Raquel Lyra votaria às 8h45, no Colégio Diocesano, localizado na Rua Deputado Souto Filho, 227, Bairro Maurício de Nassau, em Caruaru.
Depois, às 11h45, Raquel acompanharia a votação da candidata a vice-governadora, Priscila Krause, no Colégio José Vilela, Estrada do Encanamento, 277, em Parnamirim, no Recife.
Pela programação inicial, a candidata Raquel Lyra acompanharia a apuração do primeiro turno em Caruaru. Integrantes da chapa devem conversar com a imprensa após o anúncio do resultado, na Casa 45, localizada na Rua Saldanha Marinho, S/N, Maurício de Nassau.
Rotina familiar
Nos debates de televisão, era comum a candidata pedir ao marido para colocar almoço para os filhos ou colocá-los para dormir, quando o debate ocorria à noite. Ela o chamava carinhosamente de "Nego".
O empresário acompanhava a esposa em eventos políticos e chegou a ter o nome especulado para uma candidatura a deputado estadual, neste ano, depois que Raquel Lyra foi reeleita prefeita de Caruaru com uma votação expressiva.
De acordo com informações locais, na época, ela poderia ter lançado um nome da região para a disputa e foram cotados os nomes do presidente da Câmara, Lula Tôrres e do marido dela, Fernando Lucena. No entanto, Raquel decidiu apoiar Priscilla Krause (DEM) para estadual e Daniel Coelho (Cida) para federal. Nesta eleição, Priscila Krause acabou sua vice.
Segundo se especulava, o marido Fernando Lucena tinha vontade de entrar para a política. Raquel é herdeira de uma linhagem de políticos do Agreste pernambucano que inclui o tio, Fernando Lyra, já falecido, que foi deputado e ministro da Justiça, além do pai, o ex-governador João Lyra Neto, e do avó, João Lyra Filho, que foi prefeito de Caruaru em meados do século passado e também deputado.