Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

31/03/2023 às 03h01m - Atualizado em 26/04/2023 às 09h41m

Em seu discurso na Câmara Municipal, Zito Andrade defende abertura de processo de cassação dos vereadores afastados pela justiça por possíveis crimes de corrupção

Durante a votação foram três abstenções, seis contra e dois vereadores favoráveis a abertura do processo de impeachment de Josinaldo e Felipe Ferreira Lima, afastados por tempo indeterminado.

vereador_zito_andrade

Um dos assuntos mais polêmicos e comentados durante a semana em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, foi a votação do prosseguimento ou arquivamento do pedido de cassação dos vereadores afastados pela justiça por tempo indeterminado, Josinaldo Barbosa de Araújo e Felipe Ferreira Lima, na Câmara Municipal. E a maioria votou pelo arquivamento do processo.

Confira como votou cada vereador

-Dois vereadores votaram a favor do pedido de cassação - Zito Andrade e Fernando Cantor

-Três vereadores se abstiveram - Conceição Santana, Guel e Emanuel Ferreira Lima

-Seis votaram contra - Marcos Contador, Risalva Brandão, Fellipe Vasconcelos, Tarcísio, Zé da Rua e Pastor Ronaldo

Obs.: A presidente interina Marileide Rosendo (Balazinha) não votou e o vereador João Gomes Coutinho Filho (João Tubarão) não compareceu a Sessão Ordinária da última segunda-feira (27).

Assista a votação completa

 

A argumentação de alguns vereadores para não votarem a favor, é que não poderiam aprovar e concordar com um pedido de cassação sem ter conhecimento do processo, já que está em segredo de justiça.

O vereador Zito Andrade justificou seu voto a favor do pedido de cassação e repudiou quem votou contra, já que segundo ele, Josinaldo e Felipe Ferreira Lima estão usando tornozeleira eletrônica, o que comprova que praticaram corrupção na Câmara Municipal.

Como dizem que não tem informações sobre o andamento do processo? Todo mundo tem conhecimento sim. Já tem condenação para eles por conta da prática de corrupção, a justiça obrigou esses dois vereadores afastados por tempo inderteminado a usarem ‘pulseira’ (tornozeleira) eletrônica”, disse o legislador de oposição.

vereador_zito-tce

O parlamentar de oposição Zito Andrade vem se destacando por seus discursos contudentes na tribuna da Casa Dr. Manoel Borba e pela efetiva fiscalização no tocante aos gastos dos recursos públicos por parte do próprio Poder Legislativo, bem como o Executivo Municipal. A exemplo dos indícios de irregularidades contidos no relatório da auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que o vereador fez questão de usar sua fala durante esta semana para levar ao conhecimento da população timbaubense os nomes dos agentes públicos citados pelo orgão em possíveis superfaturamento na compra de cestas básicas e medicamentos, e contratos com empresas de fachadas em diversas secretarias do município de Timbaúba no ano de 2021.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Zito Andrade (@zito.andrade)

Entendo o caso

Josinaldo Barbosa está fora da função desde o mês de setembro do ano passado por suposto envolvimento em esquema de desvio de verbas públicas na Câmara Municipal.

De acordo com as investigações da Polícia Civil e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e confirmado por meio de denúncia da 2ª Vara da Comarca de Timbaúba-PE, há fortes indícios de que houve desvio de valores da Câmara Municipal de Timbaúba, por meio do pagamento de verba indenizatória sem comprovação da realização de serviços extraordinários, e que há possibilidade destes valores terem sido repassados, em sua integralidade, para o Presidente da Câmara Municipal de Timbaúba, o vereador Josinaldo Barbosa, tendo em vista que os pagamentos das gratificações eram determinados pelo próprio, bem como, que de todos os servidores comissionados da Casa, apenas foram agraciados com as gratificações os que eram ligados ao Presidente da Câmara. O Tribunal de Contas Estadual (TCE-PE), também determinou a Josinaldo devolução de mais de R$ 700 mil aos cofres públicos.

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), 3ª Câmara Criminal, negou habeas corpus e manteve ele afastado do cargo.

Felipe Ferreira Lima foi denunciado por suposta participação em esquema de rachadinha. De acordo com as investigações, ele deve devolver aos cofres públicos mais de R$ 300 mil

Além dos dois vereadores, outros servidores também foram afastados da Casa Doutor Manoel Borba

VEJA TAMBÉM OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A CÂMARA MUNICIPAL DE TIMBAÚBA

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias