Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

02/05/2019 às 15h31m

Bairros de Sapucaia e Ozanan voltam a ser anexados ao município de Timbaúba, diz novo relatório do Condepe/Fidem

Devido aos esforços dos moradores dos bairros atingidos, do prefeito Ulisses e vereadores aliados, a estatal responsável pela definição dos limites territoriais reconheceu erros e volta atrás.

sapucaia

Depois de vários meses de luta e sofrimento dos moradores dos bairros de Sapucaia e Ozanan, empenho do prefeito Ulisses Felinto (PSDB), e vereadores aliados, o impasse envolvendo os municípios limítrofes, Timbaúba e Ferreiros, finalmente está próximo de um final feliz para os timbaubenses.

sapucaia-revisao_limites_4

Devido a erros nas localizações dos pontos cartográficos utilizados como referencial pelo denominado Pernambuco Tridimensional (PE3D), responsável pelo mapeamento do território pernambucano, mais de dois mil moradores foram acrescidos a Ferreiros. Com isso, houve um aumento significativo dos repasses federais ao município vizinho administrado pelo prefeito Bruno Japhet da Matta Albuquerque (PMDB).

De forma nenhuma, a Prefeitura de Timbaúba poderia aplicar recursos naquelas comunidades enquanto a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM se pronunciasse oficialmente sobre os limites envolvendo os dois municípios.

Com isso, parte dos moradores das duas comunidades ficaram sem assistência básicas como limpeza urbana, reposição de lâmpadas, entre outras, pois a prefeitura de Timbaúba estava impedida de prestar serviços naquelas áreas em conflito. Além disso, a administração ferreirense ajuizou uma Ação ordinária na 25ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, onde a União, o IBGE e o Condepe/Fiden, foram notificados como réu na ação de número, 0800049.76.2019.4.05.8306.

Mesmo Ferreiros recebendo os repasses, não assistiu as localidades deixando os moradores desamparados, causando sofrimento a população. O município recebe os recursos referentes a anexação de partes dos bairros a sua cidade, mas o prefeito Bruno utiliza erradamente o dinheiro para cobrir dívidas de sua gestão enquanto o povo de Sapucaia e Ozanan paga a conta.

sapucaia-revisao_limites_2

Com o intuito de encontrar os pontos certos e resolver o mais rápido possível esta polêmica, novas medições foram solicitadas pelo gestor timbaubense, ainda em novembro do ano passado, técnicos do Condepe/Fidem e do IBGE visitaram os pontos cartográficos em questão e logo de início foi constatado o primeiro equivoco, ou seja, erraram a localização do Açude do Bicho, trocando pelo açude no Sítio Sossego, quase dois quilômetros de distância.

condepe_fidem-nova_remarcacao_1

Aguerrido o prefeito Ulisses Felinto não desistiu em esclarecer os fatos e desmascarar aos que torciam contra os moradores daquelas localidades e consequentemente contra sua administração.  Haja vista que, um programa de rádio matinal, declaradamente de oposição a gestão timbaubense, por várias vezes abriu espaço para o prefeito de Ferreiros mostrar sua versão, mas estranhamente, mesmo a referida emissora ser majoritariamente pertencente a um ex-prefeito de Timbaúba, que deveria ser imparcial ou defender os interesses dos timbaubenses, nunca fez um convite para o prefeito de Timbaúba se defender dos ataques e acusações notoriamente infundadas.

codepe_fidem

Na quarta-feira (24), centenas de timbaubenses inconformados com a situação realizaram um protesto em frente à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco. E na última sexta-feira (26), moradores antigos dos bairros de Sapucaia e Ozanan foram até o gabinete do prefeito Ulisses Felinto, e repassaram aos diretores e técnicos do Condepe Fidem todo o conhecimento que tem sobre a região e informações sobre os pontos que estão em divergência, como por exemplo, a nascente do Riacho do Ganzá. Os representantes do instituto de pesquisa, que é responsável pelas demarcações cartográficas de todo o Estado, ouviram com muita atenção os depoimentos das testemunhas.

condepe_fidem-nova_remarcacao_2

Acompanhados do prefeito Ulisses Felinto, técnicos da estatal responsável pela definição dos limites territoriais dos municípios pernambucanos, realizaram um novo trabalho de campo. Com a missão de produzir um relatório mas robusto em detalhes para exclusão de dúvidas, eles utilizaram um drone para procurar e capturar imagens de elementos naturais como açudes, fazendas, riachos e montanhas para identificar o local exato do limite entre os dois municípios.

Na terça-feira (30), finalmente um parecer com resultado favorável aos timbaubenses foi emitido. O ofício de número 075/2019, contendo o novo estudo sobre o território realizado foi enviado para o senhor Gliner Dias de Alencar, chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Pernambuco, onde o Condepe/Fidem recomenda que os limites entre os dois municípios devem ser a divisão territorial estabelecida pelo IBGE no Censo do ano de 2010. Ou seja Sapucaia e Ozanan voltam a administração de Timbaúba.

Por Reginaldo A. Silva

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias