Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

13/11/2020 às 13h41m - Atualizado em 13/11/2020 às 15h31m

Confira quais são as regras que norteiam a reta final da campanha eleitoral

As regras eleitorais e as próprias restrições do TRE-PE fazem com que os candidatos adotem estratégias diferentes nesta reta final.

eleicoes_cabine_urna

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (12) foi o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno. Também foi o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e às 24h. No entanto, em Pernambuco, atos presenciais de campanha que causem aglomeração estão proibidos por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PE). 

Com isso, o calendário eleitoral de amanhã também sofre interferência. Isso porque este sábado, até as 22h, é o prazo final para a distribuição de material gráfico - folhetos, adesivos, volantes e outros impressos, mas também de caminhada, carreata ou passeata - estas proibidas pela Corte Eleitoral. 

Diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica que a legislação permite que os candidatos façam alguns tipo de propaganda até a véspera da votação. “No sábado, até às 22 horas é permitido que o candidato faça panfletagem, use internet, Instagram, impulsionar (uso de ferramentas para ter maior alcance nas redes sociais). Porém, está proibido em Pernambuco carreatas e passeatas. Os eleitores também devem respeitar”, pontuou. Segundo o diretor, as bandeiras dos prefeituráveis também seguem as mesmas regras. 

No próximo domingo, dia da votação, é permitida a manutenção da propaganda que tenha sido divulgada na internet anteriormente. Já os eleitores podem se manifestar de forma individual e silenciosa, exclusivamente através de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas. Por outro lado, até o término do horário de votação, está vedada a aglomeração de pessoas; manifestação coletiva e/ou ruidosa; abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão. 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias