27/02/2025 às 00h42m - Atualizado em 27/02/2025 às 01h08m
Galo da Madrugada fica de pé na Ponte Duarte Coelho e abre alas para o maior carnaval do mundo
Foliões e turistas se reuniram na noite desta quarta-feira (26) para acompanhar celebração.
Galo Gigante de pé na Ponte Duarte Coelho para o carnaval 2025
Alegoria símbolo do carnaval do Recife, o Galo Gigante foi erguido ao som de muito frevo, nesta quarta-feira (26), sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade. Com seus exuberantes 32 metros de altura – o maior da história – o Galo Cidadão Ecológico saúda o meio ambiente nos seus 30 anos de tradição reinando absoluto na folia pernambucana (veja vídeo acima).
A subida da alegoria, assinada desde 2019 pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, reuniu foliões e turistas que foram embalados por cinco atrações culturais: Bloco das Ilusões, Tribo de Caboclinhos Tupi, Clarins de Momo, Orquestra Veneza Brasileira e a Companhia Luden de Dança.
O Galo Cidadão Ecológico é 100% feito de materiais reutilizados, e permanecerá na ponte até o dia 9 de março, domingo posterior à Quarta-feira de Cinzas. Ele foi confeccionado com mais de 20 mil garrafas PET, pneus, CDs e outros resíduos.
A alegoria também traz, este ano, mensagens de respeito e inclusão da população neurodivergente (pessoas com TEA) e conta com cordão de identificação do autismo, óculos estilo "mangueboy", flor na boca, crista dourada, anéis dourados nas penas da cauda e sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos tornozelos), feitas de pneus reciclados.
O galo ficou de pé pouco antes das 19h. A subida foi autorizada pelo prefeito João Campos (PSB).
A sustentabilidade e o meio ambiente trazidos no Galo também serão representados de forma inédita com um jardim de 100 flores confeccionadas com materiais descartados, como lonas e cortinas, aos pés da escultura, inspirado nos jardins projetados pelo paisagista Burle Marx.
Aos pés do Galo, o pintor de parede Eduardo Correia da Silva, de 50 anos, saiu de Rio Doce, em Olinda, para acompanhar a subida do gigante. Para o evento, ele vestiu roupas com a bandeira de Pernambuco.
"Hoje é só um esquenta para o que vai ser sábado. Eu não deixo de vir prestigiar e sentir o calor humano. Este ano, eu tive essa ideia de fazer uma roupa com as cores da bandeira de Pernambuco, e foi uma coincidência, porque combinou com as cores do galo", disse.
Partindo da temática da sustentabilidade e inclusão, o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) da Prefeitura do Recife, por meio do programa Colorindo o Recife, reuniu os artistas Lucas de França e Paulo Queiroz para criar a arte nos tapumes que circundam os pés do Galo.
Os artistas desenvolveram uma pintura que reúne elementos da natureza, reforçando a importância da preservação ambiental e a inspiração no paisagista Burle Marx, e a figura do caboclo de lança dos maracatus rurais.
Assim como em 2023, com o Galo Preto Ancestral, e em 2024, com o Galo Gigante da Paz, aos pés do Galo Cidadão Ecológico terá uma frase pintada no asfalto da ponte Duarte Coelho. A frase “Recife pela cidadania” reforça o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.