Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

10/07/2022 às 11h01m - Atualizado em 10/07/2022 às 15h12m

Prefeitura de Timbaúba irá gastar mais de R$ 100 mil na reforma de cadeiras do Cine Teatro Recreios Benjamin, que não funciona há décadas

O Cacareco, como também é conhecido, está com as portas fechadas há vários anos. A contratação da empresa que prestará os serviços foi homologada por meio de licitação.

cacareco-cine_teatro_recreios_benjamin 

A Prefeitura de Timbaúba irá gastar R$ 105 mil na restauração de 380 cadeiras da plateia do Cine Teatro Recreios Benjamin, localizado na área central da cidade. A contratação da empresa Ar Midias Integradas para execução dos serviços foi confirmada, na quarta-feira (6), por meio de licitação.

O detalhe é que o Cine Teatro Recreios Benjamin, inaugurado em março de 1916, está com as portas fechadas há vários anos. E até o momento, o Governo Municipal não informou a população se existe algum novo Projeto de tentativa da restauração do imóvel.

Conheça sobre o Cine Teatro Recreios Benjamin

Com 106 anos de história, o local servia de reunião de pessoas interessadas em música e teatro, de encontros dançantes e recreativos, de conferências literárias e ainda de movimentos filantrópicos e espetáculos beneficentes. Sua importância era tanta que logo evidenciou-se a necessidade de ampliá-lo. Sendo assim, o cine teatro foi demolido e no seu lugar, em 1924, surgiu o edifício que hoje existe, cuja fachada, de inspiração eclética, ostenta cinco largas portas protegidas por um alpendre. O Cine Teatro Recreios Benjamim conseguiu manter-se em funcionamento por cerca de 40 anos, até o final da década 1950. Depois, segundo informações, o Cine Teatro foi utilizado somente como cinema. O Cine Teatro conta com 1.250 m² de área construída e foi edificado por Jader de Andrade.

Tombado pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco, instituições tentaram várias vezes a restauração do imóvel, mas sempre esbarrou no fato de o mesmo não pertencer ao município ou Estado.

No dia 26 de dezembro de 2012, o teto do Cine Teatro desabou, culminando uma trajetória de descaso e abandono.

Em 2011, surgiu um movimento de estudantes e professores da rede pública e privada, reivindicando o cuidado e o bom uso do teatro, que resultou em audiência até com o governador. A Fundação de Cultura Jáder de Andrade aderiu a causa. Seguiram-se diversas promessas e o prédio continuou fechado, à espera de providências que não foram tomadas até hoje.

Clique neste link para conferir a Ata Eletrônica do Pregão

LEIA MAIS SOBRE TIMBAÚBA-PE

 

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias