Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

29/11/2015 às 11h28m

Passira: Bordadeiras lançam loja virtual para aumentar vendas e manter tradição

Vendas cresceram 70% com os produtos no ambiente virtual, diz associação. Ideia da loja virtual surgiu após pesquisa de mestrado realizada na USP.

Feira do Bordado Manual é tradição em Passira (Foto: Letícia Albuquerque/Arquivo Pessoal)

Artesãs que fazem bordado manual em Passira, Agreste pernambucano, encontraram uma forma de impulsionar as vendas e manter a tradição. Os produtos deixaram os pontos físicos e passaram para uma loja virtual. Com ajuda de pesquisadores, aproximadamente 40 bordadeiras da Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP) fizeram um financiamento coletivo e arrecadaram mais de R$ 34 mil.

A loja virtual foi criada em 2014 porque as bordadeiras estava com dificuldade para vender os produtos. "A procura na cidade caiu muito pois o bordado do Ceará entrou aqui e os turistas não conseguem identificar qual é o [bordado] manual e o da máquina. A gente estava praticamente sem vender nada. Com a loja online, o aumento foi de 70%, principalmente nas peças de vestuário", relata a vice-presidente da AMAP, Marcília Cristiane Firmino, de 35 anos.

A bordadeira Marcília Cristiane Firmino conta aprendeu o ofício quando tinha nove anos. Dona Lúcia Firmino, mãe dela e responsável por passar a tradição, destaca que as vendas pelas internet destacaram o processo de distribuição. "Não tem que sair de casa, gastar dinheiro. Para gente, foi de mão cheia. Além disso, as bordadeiras da associação fazem apenas o que é pedido. Antes sobrava e agora trabalhamos só com o que elas [as clientes] pedem", diz a artesã, que é presidente da associação.


As informações são do G1 PE
Foto: Letícia Albuquerque/Arquivo Pessoal

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias