Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

05/05/2023 às 13h38m - Atualizado em 05/05/2023 às 14h49m

Servidores públicos municipais vão as ruas de Timbaúba lutar pelos seus direitos; protesto também foi contra os atrasos salariais promovidos pelo prefeito Marinaldo Rosendo; Veja vídeos

A mobilização aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), e teve início na praça do Centenário e encerramento em frente à prefeitura.

protesto_contra_salrios_atrasados1

O dia 5 de maio de 2023 ficará marcado pela luta para que os direitos dos servidores públicos municipais fossem respeitados pelo Poder Público do município.

Apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Timbaúba - SINDSET e Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Timbaúba - SINTET, o funcionalismo público municipal, especialmente os profissionais de educação, foram as principais ruas e avenidas da cidade reivindicar pelo pagamento dos salários em dia, reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores, direito a férias e licenças, pagamento da primeira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - FUNDEF e o fim do desconto de 14% do salário dos aposentados.

LEIA TAMBÉM: Em entrevista, prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, crítica servidores efetivos que cobram salários em dia: 'eu pago quando quiser pagar e se me aperrear pago depois de 30 dias pra frente'

Para promoverem o ato, os trabalhadores da educação paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (5), em forma de protesto. A caminhada teve início na praça Centenário e seguiu até em frente a prefeitura onde aconteceram os discursos.

Além de exigirem seus direitos, os servidores do município repudiaram a fala do prefeito Marinaldo Rosendo durante entrevista a uma rádio local. Na oportunidade, ele praticamente ameaçou os servidores que continuassem reivindicando pelos direitos dizendo que a maioria seria prejudicada por uma minoria. Em outro trecho, pediu respeito aos funcionários, caso contrário, a briga vai ser muito grande.

E a frase que deixou os servidores mais indignados foi quando o chefe do Poder Executivo disse que paga o salário quando quiser. Segundo ele, paga no décimo quinto dia útil do mês, mas se ficasse sendo pressionado iria efetuar os pagamentos depois de 30 dias para frente.

protesto_contra_salrios_atrasados2

Participaram da mobilização, professores, representantes da saúde, membros de sindicatos e lideranças políticas. Os 13 vereadores foram convidados e só compareceram Zito Andrade, Conceição Santana, Guel, Emanuel Ferreira Lima e Fernando Cantor. Os outros oito vereadores que são aliados ao governo não aderiram ao ato e não apoiaram os servidores municipais, são eles: Balazinha (presidente interina da Câmara), João Tubarão, Fellipe Vasconcelos, Pastor Ronaldo, Zé da Rua, Marcos Contador, Tarcísio e Risalva Brandão.

CONFIRA VÍDEOS DA CAMINHADA DE PROTESTO CONTRA SALÁRIOS ATRASADOS:

 

VEJA OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBAÚBA:

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias